Entenda o que causou as fortes chuvas desta madrugada em Fortaleza e Caucaia

Precipitações se concentraram em maiores volumes sobre os municípios de Fortaleza e Caucaia por cerca de três horas, resultando em inundações e bloqueios de estradas

Os municípios de Fortaleza e Caucaia tiveram intensas chuvas durante a madrugada desta segunda-feira, 13, em um curto período de tempo. Até o início da manhã, os municípios registraram as médias de, respectivamente, 87,9 milímetros (mm) e 75,6 mm de chuva, que resultaram em inundações, bloqueios de estradas e diversos transtornos entre os moradores. 

Segundo uma análise realizada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a Capital ainda se destaca pela criticidade da chuva em alguns pontos, como a região em torno do bairro Sapiranga, que teve 110 mm em precipitações.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Conforme os dados da Fundação, as chuvas tiveram início por volta da meia-noite, com duração, em maior intensidade, até às 3h30min da manhã. A intensidade maior intensidade durou até momentos antes das 2 horas.

Para a análise, a Funceme utilizou como exemplo o bairro Aldeota, em Fortaleza, a partir do quantitativo de chuvas acumulado a cada 15 minutos na região. O momento de maior força das precipitações aconteceu entre 1h15min e 1h30min, quando o valor acumulado chegou a 18 milímetros.

A Fundação explica que as fortes chuvas foram ocasionadas pela formação de um Sistema Convectivo de Mesoescala, que consiste no agrupamento de nuvens cumulonimbus, que são nuvens que provocam chuvas intensas (grandes volumes em pouco tempo), com ocorrência de raios, trovões e ventos fortes, inclusive rajadas.

Esse sistema teria se formado não em Fortaleza, mas no norte da região Jaguaribana, e escalado o litoral cearense ao longo da madrugada, com maior incidência no litoral de Fortaleza. Após a passagem pelos bairros da Região Metropolitana, o agrupamento teria seguido para o Litoral Norte e do Pecém.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

inundacoes meteorologia alagamentos chuvas intensidade quadra chuvosa

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar