Nomes de Jade Romero, Augusta Brito e de políticos de 5 estados são usados por golpistas
Vice-governadora do Ceará e secretária estadual aparecem entre figuras políticas "utilizadas" em fraude descoberta em operação policial. Uma mulher de 30 anos e um homem de 22 foram presos
10:38 | Mai. 13, 2024
Uma operação policial nomeada de "O Clone" desarticulou a ação de um grupo suspeito de aplicar fraudes por meio do nome e imagens de políticos de vários estados. No Ceará, nomes como o da vice-governadora Jade Romero, que assumiu o governo interinamente neste fim de semana, e da secretária estadual de Articulação Política, Augusta Brito, foram utilizados para os golpes.
Além de figuras políticas do Ceará, autoridades dos estados do Acre, Alagoas, Bahia, Tocantins, Minas Gerais e Mato Grosso também tiveram nome e imagem fraudados. As identidades dos demais políticos não foram divulgadas.
Uma mulher de 30 anos anos e um homem de 22 anos foram presos. Ainda não foi divulgado quando as prisões aconteceram, o tempo em que o grupo já estaria atuando e como o golpe era praticado. Os detalhes deverão ser divulgados em coletiva com a imprensa, na manhã desta segunda-feira, 13, no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp).
A ofensiva foi realizada pela Polícia Civil do Ceará, através da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC) com apoio das Polícias Civis do Maranhão e do Piauí. Na ação foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva contra suspeitos localizados em Timon, no Maranhão (MA).
Leia mais
Além dos dois suspeitos presos. Também foram apreendidos dispositivos eletrônicos, 434 gramas de pasta base de cocaína e foi determinado um bloqueio judicial de um milhão de reais.
Procurada, a Casa Civil do Governo do Estado informou que todo o posicionamento oficial sobre o caso será dado durante a coletiva à imprensa.