Licitação para construção da 1ª etapa do ITA no Ceará é aberta pelo Governo do Estado

Ceará deve ser o segundo estado do Brasil e o primeiro do Nordeste a contar com uma sede do ITA

19:29 | Mai. 08, 2024

Por: Wilnan Custódio
Instituto Tecnológico de Aeronáutica ITA. Foto para o manual de profissoes da Forca Aerea Brasileira. Foto: Instituto Tecnológico de Aeronáutica (foto: Instituto Tecnológico de Aeronáutica)

Foi aberta nesta quarta-feira, 8, a licitação para a escolha da empresa que será responsável pelo projeto de construção da 1ª etapa do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no Ceará. A licitação foi aberta pelo Governo do Estado e o projeto deve ocorrer por meio de parceria com o Governo Federal.

A questão foi um dos temas abordados pelo governador Elmano de Freitas em live realizada pelas redes sociais nesta quarta-feira, 8. “Para nós é um orgulho que o Governo Federal tenha confiado a nós a construção desses alojamentos. A chegada do ITA ao Ceará é mudança de padrão de pesquisa e investimento por aqui. É algo que irá mudar o perfil do nosso estado”, destacou o governador.

Está estimado para ser gasto na obra cerca de R$ 89,5 milhões que serão repassados pelo Governo Federal. Os recursos vão ser gastos na elaboração de projetos básicos e executivos, e na construção de um bloco de alojamentos e um bloco com dois módulos de salas de aula.

A obra será acompanhado pela Superintendência de Obras Públicas (SOP) na elaboração dos projetos e a supervisão das etapas construtivas, seguindo as diretrizes previstas no planejamento da Diretoria de Infraestrutura da Aeronáutica (Dirinfra), vinculado à Força Aérea Brasileira (FAB).

A nova sede do ITA será implantada de forma gradativa no prazo de dez anos e a previsão para o início das turmas e a inauguração dos primeiros cursos em 2027. O campus deve ofertar primeiramente cursos de Engenharia das Energias Renováveis e Engenharia de Sistemas e, posteriormente, cursos de pós-graduação.

A nova unidade do ITA foi anunciada oficialmente em outubro de 2023 durante visita do governador Elmano de Freitas, do ministro da defesa, José Múcio, do ministro da educação, Camilo Santana, e da senadora Augusta Brito (PT-CE) à sede do instituto na cidade de São José dos Campos em São Paulo. Três cursos já foram anunciados para o ITA em Fortaleza: Engenharia e Energias Renováveis e Engenharia de Sistema. A Fiocruz negocia com o instituto uma parceria para a implantação do curso de Bioengenharia.