Dez novas linhas de ônibus contemplam a Região Metropolitana de Fortaleza; veja
Os municípios de Paraipaba, Trairi, Paracuru e São Luís do Curu não eram atendidos pelo transporte metropolitano, mas sim por serviço interurbanoOs municípios de Trairi, Paraipaba, Paracuru e São Luís do Curu foram contemplados, desde o último dia 1°, com dez novas linhas de transporte público regular. A iniciativa do Governo do Estado junto à Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) visa ampliar a disponibilidade do itinerário para os residentes da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
Ajuda ao RS: veja quais são os pontos de arrecadação em Fortaleza e RMF
É + que streaming. É arte, cultura e história.
As cidades supracitadas, que antes dispunham de 22 linhas de ônibus, passarão a ter 32 linhas que atenderão uma frequência mensal estimada de 37.158 passageiros. Consequentemente, será ampliada, também, a quantidade de ônibus rodando nessas regiões.
O município de São Gonçalo do Amarante foi incluído no itinerário de outras três linhas metropolitanas, dessa forma, para que os cidadãos possam se deslocar ao município, serão disponibilizadas as linhas Fortaleza/Paracuru, Fortaleza/Paraipaba e Fortaleza/Trairi.
Estudantes cadastrados no Programa VaiVem Livre, do Governo do Estado, também poderão usufruir da novidade.
Ao O POVO, o coordenador de Transportes do Ente Regulador Cearense, Hélio Holanda, explicou que os municípios de Paraipaba, Trairi, Paracuru e São Luís do Curu não eram atendidos pelo transporte metropolitano, mas sim por serviço de transporte interurbano.
“Esse ano nós licitamos e na oportunidade de licitação revisamos a rede, como linhas de ônibus e horários, por exemplo. Ao mesmo tempo, ampliamos o serviço metropolitano para alguns municípios que não eram atendidos pelo metropolitano, só pelo interurbano”, detalhou.
A licitação citada foi dividida em sete áreas, nas quais três ficaram a cargo das empresas de ônibus e quatro sob responsabilidade de cooperativas. Seis das sete áreas já assinaram o contrato e duas delas deram início à prestação de serviço de transporte metropolitano, são elas:
- Área 1 - Caucaia, São Gonçalo, Trairi, Paraipaba e Paracuru;
- Área 2 - Maracanaú, Pacatuba, Guaiuba, Redenção e Maranguape.
Algumas das cidades supramencionadas já utilizavam o serviço metropolitano, no entanto, os itinerários sofreram pequenas alterações na frequência de linhas e horários.
“Em algumas regiões não existia mais o ônibus chamado ‘corujão’, que atende o pessoal que trabalha de noite, então estamos restabelecendo o ‘corujão’”, seguiu. “Nessa região toda a área 1 são 10 novas linhas e, em outras linhas, a gente melhorou a oferta, alterou um pouco os itinerários e aumentou a frequência”.
O coordenador de Transportes do Ente Regulador Cearense revelou que, para atender os municípios que compõem essas duas áreas, 33 ônibus serão disponibilizados, destes, 18 têm menos de um ano de operação e já estão sendo utilizados, enquanto 15 serão liberados nos próximos sessenta dias.
“Os outros veículos, que já estão em uso, não são velhos, a maioria está em torno de cinco, seis anos de uso”, pontuou.
Veja as 10 novas linhas que estão circulando na RMF:
- Fortaleza/ Capuan (Posto Bandeira Branca)
- Fortaleza/ Capuan (Pedreiras)
- Fortaleza/ Capuan (via Jandaiguaba)
- Fortaleza/ Capuan (Posto Bandeira Branca via Jandaiguaba)
- Fortaleza/ Paracuru (passando por São Gonçalo do Amarante)
- Fortaleza/ Paraipaba (passando por São Gonçalo do Amarante)
- Fortaleza/ Trairi (passando por São Gonçalo do Amarante)
- Fortaleza/ São Luís do Curu
- Fortaleza/ Conjunto Nova Metrópole (Corujão)
- Fortaleza/ Taíba via Siupé
Aquiraz, Eusébio e Cascavel serão contemplados com o serviço metropolitano
Na tarde desta terça-feira, 7, o coordenador de Transportes do Ente Regulador Cearense, Hélio Holanda, esteve reunido com operadores de serviço complementar dos municípios de Aquiraz, Eusébio e Cascavel.
Além da tríade, também integra a zona de cidades que serão contempladas com o serviço de transporte metropolitano:
- Itaitinga
- Eusébio
- Aquiraz
- Pindoretama
- Cascavel
- Horizonte
- Pacajus
- Chorozinho
“A licitação contempla toda a região metropolitana e o município de Redenção. Porque à medida que os resultados da licitação foram saindo, a gente foi providenciando assinatura de contrato e a programação operacional”, frisou.
Hélio Holanda reitera que os contratos com as cidades mencionadas anteriormente ainda serão assinados. A previsão é que os documentos sejam assinados ainda esta semana.
“Com relação aos demais municípios, que já tiveram o contrato assinado, a gente já está tendo as primeiras reuniões para fazer os ajustes fino da ordem de serviço, da programação que eles vão cumprir e, dentro de alguns dias, a gente já vai ter outros lotes também em operação com esse contrato novo”, finalizou.
Siga o canal de Notícias do O POVO no WhatsApp
Leia mais