Ceará e mais quatro estados apresentam aumento na incidência de dengue

Além da unidade federativa o aumento é observado no Mato Grosso, no Pará, em Sergipe e em Tocantins

23:12 | Abr. 30, 2024

Por: Gabriela Almeida
Em Fortaleza, a vacinação será ofertada no Vapt Vupt do Papicu (foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)

O Ceará está entre os cinco estados brasileiros que atualmente apresentam alta na incidência de dengue. De acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Saúde (MS) nesta terça-feira, 30, além da unidade federativa o aumento é observado no Mato Grosso, no Pará, em Sergipe e em Tocantins.

Conforme apresentado em levantamento feito pelo órgão federal, todos os outros estados brasileiros demostram tendência de queda ou de estabilidade na incidência de dengue. No geral, o Brasil registra dois mil óbitos pela doença e 4,1 milhões de casos prováveis, sendo 44,7 mil desses considerados graves.

Durante coletiva realizada hoje, a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, destacou a inauguração da Biofábrica Wolbachia, em Belo Horizonte (MG), que vai possibilitar a prática de um metódo que consiste na liberação de mosquitos Aedes aegypti com a bactéria Wolbachia, impedindo que os vírus da dengue, Zika e chikungunya se desenvolvam no inseto, evitando assim a transmissão das doenças. 

Além disso, o País já tem uma estratégia de vacinação contra a dengue. Só para o Ceará foram distribuídas 42 mil doses do imunizante e o processo de imunização ocorre a partir do próximo dia 13 de maio, contemplando 25% do público-alvo de 10 a 14 anos, em Fortaleza, Aquiraz, Eusébio e Itaitinga.