Ceará tem até 70% de chance de chuvas intensas nesta sexta, 26, e sábado, 27
Previsão indica maiores volumes para o centro-norte do Estado; precipitações devem ocorrer principalmente pela madrugada
12:06 | Abr. 26, 2024
O Ceará estará sob alerta de chuvas intensas ao longo desta sexta-feira, 26 e sábado, 27. Segundo o aviso emitido pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), as maiores precipitações devem ocorrer na faixa centro-norte do Estado.
Segundo o alerta, a faixa superior do Ceará terá entre 41% a 70% de chances de chuvas fortes, com possibilidade de descargas elétricas e rajadas de vento. Na porção sul, a porcentagem é de até 40%.
Leia mais
O aviso foi elaborado a partir da análise de dados dos modelos globais e regionais da Funceme e de outras instituições nacionais e internacionais de meteorologia.
Chuvas desta sexta, 26
Conforme dados preliminares da Fundação, 19 municípios registraram chuvas entre as 7 horas da manhã de quinta-feira, 25, e o mesmo horário desta sexta, 26. O maior dos registros foi em Fortaleza, onde foram contabilizados 34 milímetros próximo à região da Água Fria.
Até o fim desta sexta, o céu deve variar entre parcialmente nublado e nublado em todas as macrorregiões, com chuvas no norte do Vale do Jaguaribe, litorais Norte, de Fortaleza e do Pecém, Maciço de Baturité e Ibiapaba.
Durante o período da tarde, as precipitações devem ocorrer na faixa litorânea, Maciço de Baturité, Ibiapaba e norte do Sertão Central e Inhamuns. Já pela noite, as chuvas chegam também a região do Cariri e sul do Sertão Central.
Confira imagens das chuvas de hoje:
Previsão do tempo para o fim de semana
Para o sábado, a expectativa é de céu entre nublado e poucas nuvens em todo o Ceará. As chuvas se mantêm com mais intensidade no trecho superior cearense.
Os índices só devem diminuir no domingo, quando a previsão é de chuva isolada em todas as macrorregiões, podendo ocorrer em todos os períodos do dia.
De acordo com a Funceme, as chuvas deste fim de semana poderão ser ocasionadas por áreas de instabilidade no Oceano Atlântico, além de efeitos locais como a combinação de temperatura, umidade e relevo.
Outra influência importante nas chuvas do eixo norte nos próximos dias poderá ser a influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal indutor da quadra chuvosa cearense.