Ceará lança projeto que atua na organização das unidades básicas de saúde

Com 20 municípios com adesão, a iniciativa tem o investimento de R$ 11,5 milhões. O projeto se baseia em ações de educação permanentes, planificação da atenção à saúde e rede de articuladores nas cinco regiões de saúde do Ceará.

15:36 | Abr. 22, 2024

Por: Gabriela Monteiro
O evento aconteceu em Limoeiro do Norte, com a presença da secretária de saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho (foto: Divulgação/ Thiago Gaspar)

Em um evento realizado em Limoeiro do Norte, o Governo do Ceará, junto a Secretaria de Saúde (Sesa), lançou o Projeto de Braços Abertos, que atua nos processos de trabalho das unidades básicas de saúde. Com 20 municípios com adesão, a iniciativa tem o investimento de R$ 11,5 milhões. Lançamento foi na quinta-feira, 18.

Participando por vídeo, Elmano de Freitas deu destaque a atenção que foi direcionada à saúde básica no Ceará. “É na unidade básica que o cidadão chega primeiro para ser atendido. Estamos iniciando esse trabalho de fomento e temos absoluta segurança que irá representar um aumento significativo no trabalho já realizado no Vale do Jaguaribe. Vamos de braços abertos para fazermos mais pela nossa população”, apontou.

A cobertura de Atenção Primária à Saúde (APS) no Ceará é de 95,03%, sendo considerada atualmente a quarta melhor do país. Titular da pasta da saúde, Tânia Mara Coelho ressaltou a importância da participação coletiva para o êxito do projeto.

“Com esse projeto, pretendemos revolucionar a saúde da região. Todas as peças do sistema de saúde são fundamentais para que esse projeto seja fortalecido. Quando vimos que não estamos conseguindo aumentar a cobertura vacinal, quando vimos algumas doenças ressurgindo, é isso que nos faz estimular para que possamos cair em campo e tentar modificar esses indicadores negativos”, disse.

Até o momento, 20 municípios aderiram ao projeto. Sendo eles: Aracati, Alto Santo, Ereré, Fortim, Icapuí, Iracema, Itaiçaba, Jaguaribe, Jaguaruana, Jaguaretama, Jaguaribara, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Palhano, Pereiro, Potiretama , Quixeré, Russas, São João do Jaguaribe e Tabuleiro do Norte.

O projeto se baseia em ações de educação permanentes, planificação da atenção à saúde e rede de articuladores nas cinco regiões de saúde do Ceará. A implementação dos eixos, realizada por etapas, é necessária para que o projeto tenha um bom andamento.

Prefeita em exercício de Limoeiro do Norte, Dilmara Amaral expressou felicidade com o lançamento da iniciativa.

“A regionalização da saúde tem um impacto não só nas vidas das pessoas, mas também dentro do nosso município. Agradeço ao Governo do Estado, não só em nome de Limoeiro, mas de todo o Vale do Jaguaribe, por todas essas ações em prol do desenvolvimento da saúde. Não tenho dúvidas que é a soma de forças que irá alavancar a saúde do nosso município e do nosso Estado”, disse.