Pesquisadores de instituições de ensino superior cearenses estão entre melhores do mundo

Docentes da Universidade Federal do Ceará, da Universidade Estadual do Ceará e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará estão no ranking da AD Scientific Index

Três instituições de ensino superior no Ceará tiveram pesquisadores incluídos na lista dos melhores do mundo do sistema AD Scientific Index - edição 2024. A Universidade Federal do Ceará (UFC) aparece em primeiro lugar no ranking estadual, com 514 docentes citados. Logo em seguida, a Universidade Estadual do Ceará (Uece), com 117, e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)ficou com 114. 

O ranking se baseia em desempenho e valor agregado da produtividade científica de pesquisadores individuais. A nível nacional, a UFC está em 10º lugar e em 13º lugar na América Latina, a Uece aparece em 46º lugar no Brasil; 83º internacional e o IFCE, aparece em 136º lugar entre brasileiras e 308º  entre as latino-americanas. 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Reitor da UFC, o professor Custódio Almeida aponta que a maturidade intelectual da Universidade foi conquistada, principalmente, pela formação substantiva e plural dos docentes.

"Recebemos com muita alegria a publicação que nos coloca em posições de destaque no Brasil e em toda a América Latina, em um ranking que usa o corpo docente como principal indicador”, comemora o reitor.

Veja a lista dos cientistas da UFC citados no ranking

1 - Hans Jürgen Herrmann - Departamento de Física
2 - Aldo Ângelo Moreira Lima - Departamento de Fisiologia e Farmacologia
3 - Jorg Heukelbach - Departamento de Saúde Comunitária
4 - Antônio Gomes de Souza Filho - Departamento de Física
5 - Manoel Odorico De Moraes Filho - Departamento de Fisiologia e Farmacologia
6 - Claudia do Ó Pessoa - Departamento de Fisiologia e Farmacologia
7 - Sueli Rodrigues - Departamento de Engenharia de Alimentos
8 - Gerly Anne de Castro Brito - Departamento de Morfologia

Hildebrando Soares, reitor da Uece, diz que “isso (o resultado) é fruto do alto patamar de maturidade acadêmico-científica que a Uece atingiu ao longo de sua história, que, hoje, a transforma em uma instituição que oferta, ao seu povo, um serviço público de muita qualidade, como demonstram os diversos rankings em que figuramos. A engenhosidade e a expertise dos nossos pesquisadores nos levam além dos números, pois são efetivamente um valioso patrimônio da nossa comunidade e da sociedade cearense”.

Entre os 117 pesquisadores da Uece presentes no ranking, sete estão entre os 10% mais produtivos. São eles: Selene Maia De Morais; Maria Salete Bessa Jorge; Marcos Fábio Gadelha Rocha; Paula Matias Soares; José Henrique Leal Cardoso; Thereza Maria Magalhães Moreira e Cláudia Maria Leal Bevilaqua.

O reitor do IFCE, Wally Menezes, ressaltou que apesar de ser uma instituição jovem — 15 anos de existência —, o Instituto ocupa posições de destaque nos parâmetros de um ranking internacional.

“Com muito esforço institucional e dos pesquisadores, temos realizado pesquisas de grande impacto que vêm transformando a forma como a sociedade científica vê nossa rede de Institutos Federais. Em especial o IFCE, que por anos seguidos vem ocupando posições de destaque em Pesquisa e Desenvolvimento, seja nacional ou internacionalmente. É o IFCE e seus pesquisadores voando alto e veloz", disse.

O ranking dos cientistas do IFCE destaca cinco pesquisadores entre os mais produtivos. Em primeiro lugar está o enfermeiro técnico-administrativo do campus de Fortaleza, Francisco Rogerlândio Martins Melo, que desenvolveu a pesquisa nas áreas de Saúde Pública, Epidemiologia, Doenças Tropicais Negligenciadas, Saúde Global e Doenças Infecciosas.

Em segundo lugar está Pedro Pedrosa Rebouças Filho, professor de Fortaleza, que atua nas áreas de Visão Computacional, Machine Learning, Visão Médica e Biológica, Cloud Computing e Data Science e Big Data.

Completando o pódio, está o professor Ewerton Wagner Santos Caetano, também de Fortaleza, que desenvolve pesquisas no campo da Física. Em seguida, Rodrigo Gregório da Silva, de Limoeiro do Norte, em quarto lugar com a Avaliação de Sistemas de Produção Animal, Administração Rural, Forragicultura e Pastagens e Produção de leite. Em quinto lugar, o professor Pedro Medeiros, de Maracanaú, que desenvolve pesquisas nas áreas de Hidrologia, Escassez de água, Gestão da Água, Engenharia de Reservatórios e Sedimentos.

O que é o AD Scientific Index

A AD Scientific Index é um sistema de classificação de universidades/instituições que avalia a distribuição de cientistas em uma instituição conforme os percentis 10%, 20%, 40%, 60%, 80% superiores e total de cientistas.

O sistema analisa as candidaturas seguindo o Índices H Total; Índice H dos últimos seis anos; Índice i10 Total; Índice i10 dos últimos seis anos; citações totais e citações dos últimos seis anos. A partir dos dados, o sistema analisa os desenvolvimentos mais recentes das entidades de ensino.

Além da classificação por país, continente e mundo de todas as instituições, a seção “tipos de instituição” apresenta a classificação das universidades separadamente entre todas as Universidades, universidades privadas e universidades públicas, juntamente com outras instituições, empresas e hospitais.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

ifce instituto federal pesquisas ensino superior pesquisas melhores professores do mundo

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar