Governo lança ferramenta para facilitar recuperação de celulares roubados no Ceará

Aparelhos já podem ser cadastrados por meio da plataforma Meu Celular. Usuários devem informar dados como marca, modelo e número de IMEI

O Governo do Ceará anunciou, nesta terça-feira, 2, o lançamento da ferramenta "Meu Celular", que tem como finalidade auxiliar as Forças de Segurança na recuperação de aparelhos roubados, furtados e perdidos. O sistema utilizará informações fornecidas pelos proprietários em Boletins de Ocorrência (BOs), e agentes de segurança poderão identificar os aparelhos subtraídos em abordagens policiais.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS), o intuito é que os celulares roubados sejam apreendidos e devolvidos ao dono original.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A ferramenta foi divulgada nesta terça-feira, 2, durante coletiva de imprensa na sede da SSPDS, no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza. Na ocasião, estiveram presentes o governador do Estado, Elmano de Freitas, bem como o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio.

Segundo o Governo do Ceará, o “Meu Celular” vai funcionar com a base de dados dos celulares roubados a partir de 2023. Segundo Samuel Elânio, os usuários poderão cadastrar seus celulares “a partir do momento da compra de seus aparelhos”.

Para fazer um novo cadastro, o usuário deve criar um perfil em meucelular.sspds.ce.gov.br, informando os dados pessoais, a marca, o modelo, o IMEI e a nota fiscal (caso ainda tenha) do aparelho comprado ou já utilizado.

“Se porventura esse aparelho passar por uma perda, roubo ou furto, [o usuário] lança o alerta para que o aparelho fique registrado como furtado, roubado ou perdido”, explica o gestor.

Após isso, o alerta criado ficará pré-ativado, inicialmente, por 72 horas, simbolizado pela cor laranja. O usuário deve formalizar um Boletim de Ocorrência (BO) com o IMEI, permitindo que o alerta seja convertido para a cor vermelha e assim permaneça até que seja recuperado.

O alerta servirá como indicativo para policiais durante abordagens. Caso uma composição — da Polícia Militar, Polícia Civil ou Perícia Forense — identifique uma restrição por meio dos dados, a situação será encaminhada a uma unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE).

Nas delegacias, serão tomadas as medidas necessárias, que podem incluir prisão, apreensão ou registro de Termo Circunstanciado de Ocorrência.

O sistema do “Meu Celular” foi desenvolvido pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic/SSPDS), a partir de estudos realizados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).

De acordo com o governador Elmano de Freitas, a ferramenta tem como inspiração ações desenvolvidas no Piauí. Desde 2023, segundo a Secretaria Segurança do estado, cerca de quatro mil celulares foram recuperados e houve diminuição de 40% no número de roubos e furtos de celulares na capital, Teresina.

"Nossas equipes foram ao Piauí para analisar, conhecer e aprender com as experiências e erros que foram cometidos, a fim de evitarmos os mesmos erros e já adotar um programa o mais avançado possível", comentou Elmano.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

celular roubado fortaleza ceará meu celular aplicativo governo recuperar aparelho policia civil militar

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar