Servidores do Detran marcam data para greve geral em abril
Servidores demandam reestruturação salarial e denunciam as condições de trabalho. Sindicato aponta falta de diálogo e negociação por parte do Governo do EstadoServidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Ceará decidiram deflagrar greve geral após assembleia realizada nesta quarta-feira, 27. A paralisação tem previsão de início na próxima quarta-feira, 3, em todo o Estado.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores na Área de Trânsito do Estado do Ceará (Sindetran-CE), a decisão pela greve geral contou com a presença de cerca de 300 servidores do órgão. A paralisação seria uma resposta à falta de posicionamento do Governo do Estado.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Os servidores apontam meses de espera por negociações em relação à reestruturação das tabelas salariais e outras demandas administrativas e laborais.
A categoria reivindica uma reestruturação salarial e melhores condições de trabalho, além da atualização do Plano de Cargos e Carreiras (PCCS). De acordo com a coordenadora-geral do sindicato, Gabriela Mac Dowell, os servidores negociam uma reestruturação desde setembro de 2023 e entregaram uma proposta oficial em janeiro deste ano.
No dia 4 de março, os servidores paralisaram as atividades temporariamente e realizaram uma manifestação em frente à sede do Detran, em um dos trechos da avenida Godofredo Maciel, em Fortaleza.
No ato, a coordenadora-geral do sindicato havia indicado a possibilidade de greve, caso uma negociação entre o governador Elmano de Freitas e a categoria não acontecesse.
Segundo o Sindetran-CE, os 137 postos de atendimento do órgão serão afetados pela greve dos servidores e os trabalhadores serão orientados a seguir rigorosamente a legislação vigente.
O POVO questionou o Governo do Estado e o Detran Ceará sobre as reivindicações dos servidores e a greve geral. A matéria será atualizada quando as demandas forem respondidas.