Semana Santa: Ceará terá aumento de 10% no efetivo policial
Delegacias da Polícia Civil funcionarão em regime de plantão. Policiais militares serão enviados a cidades do Interior para reforço; confira detalhes
13:40 | Mar. 27, 2024
A operação especial das forças de segurança para o período da Semana Santa será iniciada às 18 horas desta quinta-feira, 28, e seguirá até as 6 horas de segunda-feira, 1º. Dividido por todas as regiões do Ceará, o efetivo de agentes de segurança terá incremento de 10% no período.
Leia mais
Estarão disponíveis diariamente 4.352 policiais militares, 180 policiais civis, 504 bombeiros militares, 73 servidores da Perícia Forense, seis servidores da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), 14 da Coordenadoria de Inteligência (Coin) e 42 da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas.
“Esse efetivo vai ser convocado através do pagamento de hora extra. A ideia é trazer segurança e trazer tranquilidade para as pessoas que vão aproveitar esse feriado”, afirmou o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Samuel Elânio, durante coletiva na manhã desta quarta, 27, no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza.
Nesta manhã de quarta-feira, 27, os policiais militares que darão reforço às equipes ordinárias foram enviados a cidades consideradas “sensíveis” pela Inteligência. “Nós já deslocamos o efetivo policial para as cidades onde identificamos maior necessidade. Embora seja feriado de Semana Santa, alguns municípios realizam eventos”, explicou o comandante da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE), coronel Klênio Sávio.
De acordo com o coronel-comandante, não haverá prejuízo às equipes que normalmente já atuam nos municípios com o deslocamento dos PMs para essas áreas.
A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) também estará atuando em 36 postos. Apesar do desabamento do posto do batalhão na CE-040, em Aquiraz, nesta manhã, a atividade no local não sofrerá alterações. “Nós estamos colocando viaturas para continuar o trabalho da Polícia Todoviária, e o serviço será prestado conforme planejado”, afirmou Klênio.
Conforme o delegado geral da Polícia Civil, Márcio Gutierrez, as delegacias funcionarão em regime de plantão. Unidades especializadas, como as Delegacias da Mulher e o Departamento de Homicídios, também estarão funcionando.
Bombeiros darão suporte a banhistas
Os 181 bombeiros militares que estarão a serviço da população no período da operação poderão atender ocorrências de incêndios, desencarceramento em acidentes, desabamentos e no suporte a banhistas.
“Por mais que seja um período chuvoso, os nossos mananciais, rios, lagoas e mares, terão a presença de pessoas. Queremos que essas pessoas possam falar com nossos guarda-vidas, pegar a prevenção juntamente com eles”, afirma o coronel Cláudio Barreto, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militares do Ceará (CBMCE). O comandante pede que as pessoas tenham cuidado especial com crianças nesses locais.