Advogada é absolvida de acusação de envolvimento com facção criminosa
Sâmya Brilhante Lima teve a tornozeleira retirada. Ela foi presa em 2021, em Joinville, em Santa CatarinaA advogada Sâmya Brilhante Lima foi absolvida da acusação de envolvimento com organização criminosa. A decisão foi publicada no Diário de Justiça do Ceará (DJCE) da última quinta-feira, 21. A ação julgou improcedente a denúncia por "promoção, constituição, financiamento ou integração de organização criminosa".
Foi ainda concedido o direito de a advogada recorrer em liberdade por outros processos em que é ré. O caso tramita em segredo de Justiça e apenas um enxerto da decisão, que não informava as razões do absolvimento, foi publicada no DJCE.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A prisão ocorreu em 2021, por meio da Polícia Civil do Ceará, que deteve a advogada na cidade de Joinville (SC). O trabalho da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) investigava a atuação de Samya junto a chefes criminosos recolhidos no sistema prisional cearense.
Conforme a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), Sâmya seria suspeita de realizar o repasse de informações entre membros da facção. Essa situação aconteceria em decorrência do controle dentro dos presídios. Ela é suspeita de acessar processos judiciais de forma fraudulenta.
À época, a Polícia Civil do Ceará expediu o mandado de prisão e houve o deferimento da Justiça. A mulher possui antecedentes por suspeita do crime de receptação, segundo a SSPDS.