Ceará tem 22 açudes com volume máximo; veja quais
Maioria dos reservatórios em sangria até esta quarta-feira, 20, é da bacia hidrográfica do Litoral. Além deles, outros 12 estão acima de 90% da capacidade totalO número de açudes com volume máximo no Ceará chegou a 22 nesta quarta-feira, 20. A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) aponta ainda outros 12 reservatórios monitorados com volume acima de 90%.
Conforme os dados atualizados às 13h28min desta quarta, no Portal Hidrológico, o Estado alcançou 42,6% da sua capacidade — ou seja, 7.888,2 hectômetros cúbicos (hm³).
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Nesta quarta-feira, 20, sangraram os açudes Diamantino II, em Marco, e São Domingos, em Caridade. A Cogerh aponta que as bacias do Litoral e Acaraú, na porção norte do Ceará, têm as reservas hídricas mais confortáveis, com acúmulo de mais 90% de água.
Dos 22 açudes em sangria, seis são da bacia hidrográfica do Litoral: Gerardo Atimbone, Patos, Quandú, Santa Maria de Aracatiaçu, Santo Antônio de Aracatiaçu e São Pedro Timbaúba.
Em seguida, a bacia com a maior quantidade de açudes com a capacidade máxima é a de Acaraú (Acaraú Mirim, Arrebita, Forquilha, São Vicente e Sobral).
Também há quatro da bacia Coreaú, três da bacia Curu, três da Metropolitana e um da Alto Jaguaribe.
Leia mais
Em relação aos 12 açudes com 90% da capacidade preenchida, os reservatórios Do Batalhão, em Crateús, e Angicos, em Coreaú, têm as maiores porcentagens — 97,23% e 96,5%, respectivamente.
Quais açudes estão sangrando no Ceará?
- Acaraú Mirim (Massapê);
- Arrebita (Forquilha);
- Forquilha (Forquilha);
- Sao Vicente (Santana de Acaraú);
- Sobral (Sobral);
- Caldeirões (Saboeiro);
- Diamantino II (Marco);
- Gangorra (Granja);
- Itaúna (Granja);
- Tucunduba (Senador Sá);
- Frios (Umirim);
- Jerimum (Irauçuba);
- São Domingos (Caridade);
- Gerardo Atimbone (Sobral);
- Patos (Sobral);
- Quandú (Itapipoca);
- Santa Maria de Aracatiaçu (Sobral);
- Santo Antônio de Aracatiaçu (Sobral);
- São Pedro Timbaúba (Miraíma);
- Cauhipe (Caucaia);
- Germinal (Palmácia);
- Tijuquinha (Baturité).