Justiça determina que idosa seja transferida de Jaguaribe para tratamento no IJF
Paciente de 93 anos apresentou piora no quadro de saúde, e MP solicitou a transferência com urgência. Hospital onde mulher estava internada não teria suporte necessário para o tratamentoUma idosa de 93 anos, residente do município de Jaguaribe, foi transferida na última quinta-feira, 14, para realizar um tratamento de Hemorragia Digestiva Alta no Instituto Doutor José Frota (IJF), em Fortaleza. A transferência decorre de decisão da Justiça após pedido do Ministério Público do Ceará (MPCE).
De acordo com o MPCE, a paciente estava internada no Hospital Municipal de Jaguaribe, com dor abdominal e sangramento gastrointestinal, porém a unidade de saúde não contava com o suporte necessário para o tratamento.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
No início deste mês, após ser hospitalizada, o nome da mulher entrou na fila da Central de Regulação do Estado do Ceará. A filha da idosa recorreu ao Ministério Público do Ceará e solicitou a intervenção do órgão.
O promotor de Justiça David Dias de Castro Machado, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Jaguaribe, ingressou Ação Civil Pública com pedido de Tutela de Urgência solicitando o acolhimento da idosa em uma unidade que pudesse fornecer o tratamento adequado.
O estado clínico da mulher piorou nos dias seguintes, e, no último dia 11 de março, o promotor solicitou novamente a transferência da idosa, destacando a urgência na realização do procedimento.
Na última terça-feira, 12, a Justiça acatou o pedido e determinou que o Governo do Estado do Ceará providenciasse, em até 48 horas, a transferência da paciente.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente