Bombeiros cearenses representam Brasil em desafio internacional

A competição reuniu cerca de 500 bombeiros do Brasil, Portugal, França e Espanha. Competidores devem percorrer 500 metros com EPIs no menor tempo possível

00:00 | Nov. 30, 0001

Por: Pedro Dias
Equipe de bombeiros cearenses participantes da "Elite Internacional Quebra Costas 2024" (foto: Reprodução/SSPDS)

Na manhã desse sábado, 16, em Portugal, uma delegação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará participou da prova “Elite Internacional Quebra Costas 2024”, representando o Brasil. A competição reuniu cerca de 500 bombeiros do Brasil, Portugal, França e Espanha.

O desafio dos participantes é percorrer 500 metros equipados devidamente com o Equipamento de Proteção Individual (EPI) no menor tempo possível. Assim, a prova testa a resistência, o espírito de sacrifício e a superação dos competidores.

A equipe cearense representou o Brasil e foi liderada pelo tenente-coronel Hans Nelivando Rabelo, do CBMCE. Compuseram a representação: tenente Kharita Waleska Costa Viana, cabo Tiago de Lavor Gama, cabo Jefferson Castro Faustino, cabo Stephenson de Paula Saraiva e soldado Jackson Felipe Pereira Melo.

A delegação cearense contou também com a presença do tenente-coronel Jectan Vital de Oliveira, que compartilhou seus conhecimentos durante uma palestra sobre “Gestão operacional: do acionamento ao cenário de ocorrência”.

Para o CBMCE, a competição “Elite Internacional Quebra Costas 2024” se firmou como uma possibilidade para que os bombeiros cearenses pudessem demonstrar suas habilidade e conhecimentos, além de ser um momento de troca de informações e integração com os bombeiros de outros países.

O evento foi organizado pela Câmara Municipal de Coimbra e pela Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra. A logística da iniciativa esteve a cargo dos Bombeiros Sapadores de Coimbra, sem ônus para o Estado do Ceará.