Professores estaduais do Ceará votam por estado de greve

Assembleia da categoria foi realizada nesta sexta-feira, 15, e uma agenda com mobilizações iniciará na próxima terça-feira, 19

Em assembleia nesta sexta-feira, 15, realizada pelo Sindicato Apeoc, que representa os docentes estaduais, foi aprovado o estado de greve da categoria. A partir da próxima terça-feira, 19, terá início uma série de mobilizações que podem resultar em greve geral, conforme o Sindicato. 

Na pauta aprovada na assembleia deste sexta estão reivindicações sobre remuneração e carreira, financiamento da educação, valorização dos profissionais e o pagamento de dívidas do Estado com os professores.  

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Entre os principais pontos estão reajuste na carreira acima da inflação, equiparação salarial dos temporários com o salário inicial de carreira dos efetivos, criação de pecúnia alimentação de 770,00/mês para professores com 200h/mês, sendo proporcional para cargas horárias inferiores; e nomeação e posse dos professores convocados. 

No quesito do financiamento da educação, o sindicato demanda o mínimo de 90% do FUNDEB para valorização do magistério, criação do Fundo Estadual da Educação e participação de representantes dos trabalhadores da educação no Conselho de Previdência Estadual.


É pedido também retroativos da promoção 2019 e do Reajuste do Piso 2023, promoções sem titulação 2022 e 2023, além de Prêmios Foco na Aprendizagem e gratificações das EEEPs. A Revisão do Novo Ensino Médio e o estabelecimento de Diretrizes Nacionais para os profissionais da educação são demandas solicitadas no âmbito nacional.

Para a valorização dos profissionais, segundo a Apeoc, é necessária a aprovação da lei de adequação de carreira de profissionais não docentes; regulamentação do planejamento remoto, nomeação e posse de professores qualificados, meia cultural e esportivo estadual e garantia de lotação de 200h/mês por disciplinas nas escolas.

Em nota a Secretaria da Educação (Seduc), relata:

"O ato desta sexta-feira (15) é um desdobramento das atividades planejadas pelo Sindicato Apeoc, entidade que representa os professores. A Seduc reafirma seu compromisso em manter o diálogo aberto com a categoria, por meio da mesa de negociação em funcionamento, e reitera seu empenho contínuo em investir na valorização e no reconhecimento dos nossos educadores".

 

Mais informações em instantes 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar