Cirurgias de ortopedia: Ceará lança edital para contratar médicos e reduzir fila de espera

Operações serão realizadas nas unidades de saúde do Estado em horários em que as salas cirúrgicas estão vazias. Anúncio foi feito pelo governador, em live nas redes sociais

15:23 | Mar. 13, 2024

Por: Cotidiano O POVO
Médicos fazem transplante ósseo no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia. (Foto: Rogério Santana / GERJ) (foto: rogerio santana)

O Ceará lançou edital para chamamento e contratação de médicos ortopedistas e anestesistas para o reduzir fila de espera por cirurgias com essa especialidade. O anúncio foi feito pelo governador Elmano de Freitas (PT) nesta quarta-feira, 13, em live nas redes sociais.

Atualmente, no Estado, da fila congelada ainda em janeiro de 2023, que tinha 47 mil nomes, 17.578 pessoas ainda aguardam por cirurgias eletivas e 3.482 pacientes estão em processo de qualificação sobre a cirurgia que aguardam.   

Conforme Elmano, o investimento nos procedimentos ortopédicos será de aproximadamente R$ 20 milhões.

"A tabela de pagamento, inclusive, será só pelo serviço. As cirurgias serão realizadas nos hospitais. Temos hospitais com 16 salas de cirurgia e que têm momentos sem, no fim de semana, feriados, à noite... O médico vai fazer a cirurgia no hospital público, com insumos. Vamos pagar a ele só pelo serviço", afirmou Elmano. 

Em audiência pública no Ministério Público Estadual (MPCE) na segunda-feira, 11, a coordenadora de Telessaúde e Fila Cirúrgica da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), médica Melissa Medeiros, afirmou que no decorrer do ano passado, mais 31.800 novas pessoas entraram na fila de espera. “Hoje, a fila é bem menor que a do ano passado. Ela é uma fila que ainda tem erros, mas que está muito mais próxima do real e do que já foi no passado”, analisa Melissa Medeiros.