Ceará regista mais de 63 mil raios em 2024, segundo a ENEL
A região do Cariri lidera os registros, seguido pelas regiões do Vale do Jaguaribe e Centro-SulO Estado do Ceará registrou até esta segunda-feira , 26, um total de 63.992 raios de acordo com dados da Enel Distribuição Ceará. As ocorrências foram registradas pelo Sistema de Monitoramento e Alerta da companhia, que monitora e contabiliza as ocorrências de descargas atmosféricas no Estado. Da meia noite do dia 25, a manhã do dia 26, foram registradas cerca de 3.500 raios, segundo informações repassadas pela Enel.
Até a presente data, os municípios mais atingidos em 2024 foram, Jaguaretama (2.447), Acopiara (2.237), Santa Quitéria (2.212), Granja (2.086) e Mauriti (1.787). Já em relação às macrorregiões do Estado, a Cariri, Vale do Jaguaribe e Centro-Sul lideram os registros de descargas.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O Cariri registrou 13.070 de raios em 2024, o que representa sozinho mais de 20% do total de raios registrados no Estado. Seguindo a região caririense temos o Vale do Jaguaribe (10.114), Centro-Sul (10.032), Sertão de Crateús (5.651) e Sertão de Sobral (5.078).
Leia mais
O maior registro de descargas em um único dia em 2024, foi registrado no dia 12 de janeiro, onde foram contabilizados um total de 14.159 raios.
Ano passado, a Enel contabilizou um aumento de 70% na quantidade de descargas no Estado, com um total de 306.789 descargas. O dado revela um aumento contínuo em relação aos anos de 2021 e 2022, quando foram registrados 97.795 e 183.428 respectivamente.
Monitoramento
O Sistema de Monitoramento de Alerta, contabiliza chuvas, ventos fortes, queimadas e descargas atmosféricas, possibilitando que técnicos e engenheiros da Enel monitorem em tempo real as possíveis ocorrências, facilitando o deslocamento das equipes e a atuação de maneira mais assertiva na mitigação de desastres.
O monitoramento é feito durante 24 por dia por observações de satélite, no Centro de Controle do Sistema (CCS), emitindo boletins diários sobre as condições meteorológicas no Estado, com o objetivo de mitigar danos causados por eventos climáticos.
Prevenção de acidentes
Conforme informações repassadas pela ENEL, a companhia alerta sobre os cuidados que devem ser seguidos pela população durante os eventos de tempestades.
Cuidados dentro de casa durante tempestade
•Evitar o uso de aparelhos conectados à tomada, como celulares, tablets, ferro elétrico etc.;
•Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica;
•Evitar consertos de instalações elétricas;
•Se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.
Cuidados fora de casa durante tempestade
•Evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;
•Evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.