Ceará está sob aviso de chuvas intensas até esta terça-feira, 27

O comunicado diz que há condições favoráveis de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas

21:33 | Fev. 26, 2024

Por: Gabriela Monteiro
Choveu em pelo menos 85 municípios cearenses (foto: Yuri Allen/Especial para O Povo)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu aviso de perigo para chuvas intensas em todo o estado do Ceará. Emitido na manhã desta segunda-feira, 26, tem duração até às 10 horas da manhã desta terça-feira, 27.

O comunicado diz que há condições favoráveis de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Conforme informado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), todas as macrorregiões estão com condições favoráveis para chuvas em decorrência da instabilidade atmosférica que está sobre o Estado.

O posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) próxima a costa do Ceará junto aos efeitos locais devem favorecer as ocorrências das áreas de instabilidade, que propiciará maior parte do tempo nublado com chuvas de intensidade fraca a forte com acumulados significativos na porção oeste, Cariri e faixa litorânea.

A Funceme informou ainda que as chuvas podem vir acompanhadas de raios e rajadas de vento. Com isso a previsão do tempo para o Ceará fica da seguinte forma:

Céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuvas em todas as macrorregiões, nesta terça-feira, 27.

As chuvas devem ocorrer nos seguintes períodos:
Madrugada: Todas as macrorregiões.
Manhã: Faixa litorânea, Maciço de Baturité e Sertão Central e Inhamuns.
Tarde: Faixa litorânea, Ibiapaba, Maciço de Baturité, Jaguaribana e Sertão Central e Inhamuns.
Noite: em todas as macrorregiões.

Na quarta-feira, 28 de fevereiro: Céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuvas em todas as macrorregiões.

Veja também os períodos de registro de chuva

Madrugada: Faixa litorânea, Maciço de Baturité, Sertão Central e Inhamuns e Cariri.
Manhã: Faixa litorânea, Maciço de Baturité e Sertão Central e Inhamuns.
Tarde: Ibiapaba, Faixa litorânea, Maciço de Baturité, Jaguaribana e Sertão Central e Inhamuns.
Noite: em todas as macrorregiões.

Já para Fortaleza e Região Metropolitana, a previsão aponta tempo nublado com chuvas entre segunda, 26, e quarta-feira, 28. A intensidade da chuva pode variar entre fraca e forte, podendo ser acompanhadas de raios e ventanias.

Veja como fica a previsão do tempo

26 de fevereiro, segunda-feira: Céu majoritariamente nublado com chuva à noite.

27 de fevereiro, terça-feira: Céu variando a nublado a parcialmente nublado com chuva, sendo de forma isolada no período da tarde.

28 de fevereiro, quarta-feira: Céu variando a nublado a parcialmente nublado com chuva, sendo de forma isolada no período da tarde.

Maranguape registra maior acumulado de chuvas nas últimas 24 horas

Entre as 7 horas da manhã do domingo, 25, e as 7 horas da manhã desta segunda-feira, 26, o município de Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza, registrou o maior acumulado de chuvas das últimas 24 horas no Ceará, com 195 mm. A média diária de chuvas no Estado ficou em 15,7 mm.