Em 24h, chove em maior número de cidades do Ceará em 2023

Pelo menos 174 municípios registraram precipitações de ontem para hoje; número supera o ínterim entre sexta e sábado de carnaval, onde choveu em 164 cidades

As chuvas das 24 horas, entre 7h de domingo e as 7h desta segunda, 19,  atingiram pelo menos 175 municípios do Ceará, de acordo com o Calendário de Chuvas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Em Fortaleza, houve desabamento de duas residências, que deixou quatro pessoas feridas, uma delas em estado gravíssimo.

Ainda de acordo com dados da Funceme, este já é o período de 24 horas mais chuvoso do ano no Ceará, superando o ínterim entre sexta e sábado de Carnaval, quando houve chuvas em 164 municípios. Os dados seguem em atualização.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Ao todo, 102 postos, localizados em diferentes cidades, tiveram chuvas a partir de 40 mm. Ainda de acordo com a Funceme, todas as macrorregiões apresentaram precipitações acima dos 50 mm. Antonina do Norte, no Sertão Central e Inhamuns, bem como Nova Olinda e Altaneira, no Cariri, foram os únicos municípios a não registrar chuvas até o momento.

Os maiores índices foram nos municípios de Ararendá, com 132 mm; Milagres, com 116.3; e Cedro, com 115 mm. No caso deste último, as precipitações das últimas horas superaram o acumulado de todos os primeiros 18 dias de fevereiro, período em que houve registro de 64 mm.

A Funceme explica que as fortes chuvas se devem a áreas de instabilidade causadas pela chegada da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal indutor de chuvas do estado. Além desses, efeitos locais, como atuação do sistema de brisa, interação dos ventos com o relevo, calor e umidade propiciam os temporais.

Atualizada às 7h28

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

chuvas funceme maiores chuvas desabamento zcit

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar