Águas da Transposição do Rio São Francisco serão liberadas ao Ceará nesta sexta, 16
A decisão é uma medida estratégica diante do prognóstico de seca para este anoA quantidade máxima de água disponível para o Ceará na Transposição do Rio São Francisco será liberada a partir desta sexta-feira, 16, na vazão de 6,5 metros cúbicos (m³) por segundo. A decisão, de acordo com o governador do estado, Elmano de Freitas (PT), é uma medida estratégica diante do prognóstico de seca para este ano.
A água sairá do município de Jati e seguirá em direção ao açude do Castanhão, maior reservatório do Ceará. O esperado é que a água corrente reduza possíveis infiltrações e, consequentemente, o desperdício de água.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“O objetivo é realizar uma avaliação técnica constante para fazer o controle eficiente da liberação de água da Transposição conforme os níveis de chuva, priorizando o máximo de recarga do Castanhão com o mínimo de desperdício de água no trajeto”, destaca o governador, em postagem nas redes sociais na manhã desta sexta, 16.
Em entrevista à rádio O POVO CBN nesta sexta, o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna dos Recursos Hídricos, Ramon Rodrigues, explicou que essa água será recebida na barragem de Jati, depois para o Riacho Seco, seguindo para os rios Salgado e Jaguaribe e, em seguida, açude Castanhão.
Segundo o secretário, essa água será voltada para o abastecimento humano e deverá ser levada para o sistema metropolitano.
“Essa água chegando ao Castanhão, a gente vai trazer imediatamente pro sistema metropolitano. A prioridade maior dela é o abastecimento humano. Então, a gente traz essa água do Castanhão para a Região Metropolitana e, com isso, a gente evita um conflito entre as bacias interioranas e a bacia metropolitana [...] O que nós estamos fazendo com a transferência dessa água do São Francisco é antecipando uma possível seca no próximo ano, uma possível continuidade do período seco”, explicou. (Colaborou Taynara Lima/Especial para O POVO)
Atualizada às 13h45min
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente