PMCE envia apoio para buscas por foragidos de penitenciária federal de Mossoró
A fuga foi a 1ª em uma unidade de segurança máxima no BrasilA Polícia Militar do Ceará (PMCE) informou que realiza diligências e reforçou abordagens na divisa entre Ceará e o Rio Grande do Norte. As ações ocorrem após a fuga de dois presos da Penitenciária Federal de Mossoró (RN), nessa quarta-feira, 14.
O Comandante Geral da PMCE, Klenio Savyo, informou em entrevista exclusiva ao O POVO, nesta quinta-feira, 15, que enviou o Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI) para dar apoio de forma direta nas buscas junto as forças estaduais da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte
(PM RN) e agentes federais.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Os presos que fugiram da unidade são Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento, que atuam como chefes na organização criminosa Comando Vermelho (CV). Os dois estavam em unidade federal há quatro meses.
Eles foram transferidos para a unidade de segurança máxima localizada no RN em 2023, após participação de uma rebelião no presídio de Antônio Amaro, no Acre.
O comandante geral informou que há um trabalho integrado com as forças de segurança do Ceará e Rio Grande do Norte com atenção as rodovias federais e estaduais.
O coronel ressaltou que o policiamento sediado nas localidades que fazem limite com RN estão atentos a situação da fuga. "Assim como nosso policiamento que é sediado em cidades que fazem limite com as cidades do RN, como Icapuí, que é divisa com Mossoró, estão atentos a situação", aponta.
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) divulgou que levantamentos da equipe de inteligência da SSPDS e suas vinculadas também são realizadas com o objetivo de auxiliar nos trabalhos desenvolvidos pelo Rio Grande do Norte.
A unidade de Mossoró é a única entre as cinco unidades de segurança máxima sediadas no Nordeste. No Ceará, há uma unidade estadual apontada pelo secretário da Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque, como de segurança máxima, por concentrar criminosos que exercem poder de lideranças nas facções criminosas.
Fuga em Mossoró: MJSP afasta diretor da unidade prisional
O ministro da Justiça e Segurança Pública Ricardo Lewandowski determinou o afastamento da direção da unidade e nomeou o ex-diretor da Penitenciária Federal em Catanduvas (PR), Carlos Luís Vieira Pires como interventor da unidade prisional no RN. O ministro também ordenou a revisão dos protocolos de segurança das cinco unidades de segurança máxima do Brasil.
A Polícia Federal abriu inquérito para investigar as circunstancias da fuga.
A Agência Brasil divulgou que o Rio de Janeiro também monitora a possível chegada dos dois fugitivos. O secretário estadual da Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Marinho Pires, informou que há um contato com as polícias de outros estados e que o processo de monitoramento envolve a inteligência da Polícia Civil.
Os dois criminosos fugitivos são aliados de Fernandinho Beira Mar, que também está na unidade de Mossoró.
Há menos de um mês, a segunda turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região decidiu que Luiz Fernando da Costa seria mantido no regime disciplinar diferenciado. Ele recebe visitas semanais sem contato físico e tem banho de sol separado de outros detentos. A defesa de Beira Mar tentou retirá-lo do regime disciplinar diferenciado em Mossoró, no entanto, a Justiça manteve as mesmas condições.
Beira Mar é considerado um dos criminosos mais procurados do Brasil e acumula mais de 328 anos em 15 condenações.
Colabaram repórter Luciano Cesário, da rádio O POVO CBN e a repórter Penélope Menezes