Chuvas em Fortaleza: quase metade dos atendimentos da Defesa Civil do Ceará foi na Capital

Com as chuvas, foram registrados vários alagamentos, além de semáforos apagados. Também houve queda de energia em diversos municípios do Estado

13:04 | Fev. 13, 2024

Por: Carlos Viana
Ceará tem previsão de chuvas em todas as macrorregiões até sexta-feira, 16 (foto: Yuri Allen/Especial para O Povo)

Com as fortes chuvas que caem no Ceará desde o último sábado, 10, a Defesa Civil do Estado realizou, até o momento, 120 atendimentos. Dos 120 atendimentos, 58 foram em Fortaleza. O levantamento foi divulgado na manhã desta terça-feira de Carnaval, 13. 

Uma das estruturas avaliadas pela Defesa Civil foi o Centro de Turismo de Fortaleza (Encetur). Além disso, agentes do órgão participaram de blitz educativas em postos da Polícia Rodoviária Estadual do Ceará e, em parceria com meteorologistas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), promoveu ações coordenadas em vários municípios.

Um dos municípios atendidos pela Defesa Civil do Ceará durante o período foi Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. Na ocasião, o riacho Maranguapinho foi desobstruído, além do acompanhamento da ocorrência de risco de colapso nas proximidades das obras da linha leste do Metrofor, quando seis famílias foram realocadas para instalações em Fortaleza.

O Ceará tem registrado fortes chuvas nos últimos dias. Somente nas 24 horas contadas das 7 horas da manhã de sábado até 7 horas da manhã de domingo, foram 215 milímetros (mm) em Fortaleza. Essa foi a maior chuva da Capital dos últimos 50 anos.

Com as chuvas, foram registrados vários alagamentos, além de semáforos apagados. Também houve queda de energia em diversos municípios do Estado. Uma das regiões mais afetadas foi parte do Litoral Leste.