Após quatro dias, Enel restabeleceu 98% dos pontos sem energia no CE

Os transtornos com a parte elétrica aconteceram diante das fortes chuvas registradas neste fim de semana no Estado. Cabos e postes quebraram

14:44 | Fev. 13, 2024

Por: Gabriela Monteiro
Força-tarefa do Procon Fortaleza para acompanhar os danos causados. (foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Enel Distribuição Ceará informou na manhã desta terça-feira, 13, que 98% dos pontos que estavam sem energia elétrica em Fortaleza, Região Metropolitana e interior do Ceará tiveram o serviço normalizado. As localidades registram problemas desde a madrugada de sábado, 10.

No momento, a companhia informou que não há nenhuma cidade, distrito ou bairro da área de concessão que esteja sem energia e que o serviço de reparo segue em alguns casos isolados.

Em entrevista aos jornalistas Juliana Matos Brito e Luciano Cesário, da rádio O POVO CBN, o responsável de operação e manutenção da Enel, Marcelo Gomes, esclareceu que a empresa segue um critério de priorização com locais de maior urgência para a solução dos problemas.

Conforme Gomes, os 2% que ainda estão sem energia são clientes pontuais que estão sendo mapeados para que o problema seja resolvido.

“Com as fortes chuvas e ventos em todo o Estado, tivemos graves ocorrências com a quebra de cabos e postes em nossa rede e isso prejudicou o tempo de reposição, potencializado principalmente em Fortaleza. Então, Fortaleza e Região Metropolitana tiveram os maiores picos de ocorrências, mas estávamos preparados para esse período de Carnaval com um plano especial”, comentou.

Gomes pontuou ainda que a força de trabalho contou com o apoio de 1.500 colaboradores e que há um trabalho para que a energia dos clientes pontuais seja restabelecida. A distribuidora aumentou em 70% as equipes de emergência e as equipes seguem trabalhando na reconstrução dos trechos da rede elétrica que foram danificados.

O responsável técnico disse ainda que é importante que a população faça o registro dos problemas de fornecimento de energia para que a equipe possa mapear e trabalhar, normalizando o serviço.

Denúncias de cobranças pela retomada do serviço de energia

Segundo denúncias, pessoas se passando por técnicos da Enel e possíveis técnicos da Enel estariam fazendo cobranças indevidas para o serviço ser retomado.

Marcelo Gomes destacou ser importante tomar cuidado e reforçou que os colaboradores andam com crachá de identificação e os veículos da empresa são sinalizados.

“O atendimento é sem custo nenhum aos clientes, até porque já com as suas contas nem em dia ali restabelecendo e garantindo ali o financiamento dessa operação. A gente reforça aqui que a gente não compactua com esse tipo de negócio”, pontuou.

Com as chuvas que recepcionaram o Carnaval no último sábado, 10, Fortaleza sofreu com transtornos causados pela queda de energia, que trouxe inúmeros prejuízos para a população.

Veja alguns bairros e cidades que ficaram sem energia elétrica por conta da chuva no fim de semana:

  1. Centro - com oscilação de energia
  2. Montese - com falta de energia
  3. Passaré - com falta de energia
  4. São Cristóvão
  5. Jardim Iracema
  6. Benfica
  7. Parreão - caiu energia duas vezes na madrugada de sexta, 9, para sábado, 10
  8. Papicu
  9. Aerolândia
  10. Cocó - Com falta de energia em alguns pontos
  11. Sapiranga
  12. Meireles - com falta de energia
  13. Parangaba
  14. Aldeota
  15. Mucuripe - com oscilação de energia por cinco minutos
  16. Eusébio (RMF) - com falta energia
  17. Barra do Ceará - com falta energia
  18. Álvaro Weyne - com falta energia
  19. Maracanaú (RMF) - poste pegou fogo na rua 20, do bairro Jereissati I, mas a chuva apagou rapidamente
  20. Farias Brito - sem energia desde as 9 horas da manhã e sem previsão de retorno
  21. José de Alencar
  22. Cidade 2000
  23. Beberibe — próximo a Sacutinga
  24. Sabiaguaba — alguns trechos
  25. Meireles — oscilação de energia

As chuvas causaram o cancelamento da programação de carnaval infantil em dois polos carnavalescos de Fortaleza no fim de semana, além de pontos de alagamento na cidade e problemas com semáforos desfilados.