Chuvas: Defesa Civil atende 120 ocorrências no Ceará; 58 em Fortaleza
A chuva que ocorreu entre 7 horas de sábado e 7 horas de domingo foi a segunda maior em 50 anosA Defesa Civil do Ceará afirmou ter atendido 120 ocorrências relacionadas às chuvas no Ceará, sendo 58 delas em Fortaleza.
O órgão emitiu nota neste domingo, 11, por meio da qual anunciou um conjunto de providências que tem tomado em resposta às emergências geradas pelas chuvas.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
São elas:
- Blitze educativas com orientações aos motoristas nos postos da Polícia Rodoviária Estadual
- Registro de mais de 120 ocorrências via Ciops (193), 58 só no município de Fortaleza
- Apoio à defesa civil de Caucaia, na desobstrução do Riacho Maranguapinho para evitar alagamentos nas comunidades São Miguel e Parque das Nações
- Acompanhamento de ocorrência de residências em risco de colapso ao lado de obras do Metrofor no bairro Moura Brasil, tendo sido articulado o alojamento de 6 famílias
- Avaliação de estrutura no Centro de Turismo do Ceará (Emcetur)
- Articulação com meteorologistas da Funceme para ação coordenada nos municípios afetados.
Segunda maior chuva em 50 anos
A chuva que ocorreu entre 7 horas de sábado e 7 horas de domingo foi a segunda maior em 50 anos. Maior precipitação só havia ocorrido em 2004. Entre sábado e domingo de Carnaval, Fortaleza registrou 215 milímetros de chuva em meio a alagamentos e quedas de energia. Outros 137 municípios do Ceará tiveram chuvas.
"A atual gestão, em colaboração com acadêmicos e órgãos governamentais, segue promovendo uma cultura de prevenção e mitigação de desastres a nível nacional. Um esforço contínuo e institucional que busca uma mudança cultural onde a prevenção e a mitigação sejam as culturas prevalentes. Infelizmente, as vidas e os danos em desastres anteriores não podem ser recuperados, mas um novo futuro está em construção", diz em nota.
Previsão para segunda-feira
Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a previsão para esta segunda-feira, 12, é de redução das chuvas em relação ao fim de semana, ocorrendo de modo isolado no Cariri, no Litoral Norte e na Ibiapaba.
Nas demais macrorregiões, baixa possibilidade de chuva isolada. Chuvas isoladas são aquelas concentradas numa única localidade. Todas as macrorregiões do Ceará devem ter chuva com intensidade entre fraca e moderada.