Evento na Chapada do Araripe discute ancestralidade e saberes populares
O encontro Saberes da Caatinga reúne raizeiros, benzedeiras, rezadeiras e parteiras. O evento vai até domingoJá em sua 8ª edição, o evento Saberes da Caatinga ocorre nesta semana na Chapada do Araripe, na divisa de Exu, em Pernambuco, com Crato, no Cariri cearense. Raizeiros, parteiros e benzedeiros dão oficinas e participam de rodas de conversa até domingo,28, para compartilharem seus conhecimentos.
Emilly Sampaio, que é coordenadora do evento, explicou à rádio O POVO CBN Cariri que a ideia do evento surgiu na própria Chapada do Araripe. "A ideia era a gente se mobilizar e ter em comunhão todos esses protagonistas dos saberes populares que são esquecidos e desvalorizados."
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O evento acontece anualmente, com uma semana de oficinas em que os participantes aprendem diversas habilidades, como o uso de fitoterápicos, aprendizados de raizeiros e o processo de agroflorestagem.
“Na sexta e nos fins de semana, há rodas de conversas com os protagonistas, os raizeiros, benzedores, mestres de cultura popular e parteiros”, complementa Emily.
A comunidade local se mobiliza para o encontro cedendo ou alugando suas casas, além da participação de outras cidades próximas.
As oficinas estão em andamento desde segunda, mas nesta sexta-feira, 26, começam as rodas de conversas. Para informações, acesse o instagram @saberesdacaatinga