ITA no Ceará: Camilo anuncia dois novos cursos com 50 vagas
Durante o lançamento do Instituto Tecnológico de Aeronáutica no Ceará, o ministro da educação anunciou os cursos de Engenharia e Energias Renováveis e Engenharia de Sistemas
16:49 | Jan. 19, 2024
Durante a cerimônia de lançamento do Campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em Fortaleza, o ministro da Educação, Camilo Santana, confirmou que a instituição oferecerá os cursos de Engenharia e Energias Renováveis e Engenharia de Sistema. O ITA do Ceará ficará nas instalações da Base Aérea de Fortaleza, localizada na avenida Borges de Melo no bairro Aeroporto.
Em seu discurso, Santana mencionou que é um dia histórico e que a vinda do instituto sempre foi um sonho para o Estado. Ele destaca que o Ceará ganha um campus em reconhecimento aos bons resultados alcançados pelo Estado nas aprovações no ITA em São José dos Campos, em São Paulo.
“Aqui no ITA vão ser dois cursos novos. Um curso de Engenharia e Energias, até porque o nordeste é o maior produtor de energia renovável do Brasil que é energia solar e a energia eólica e agora nós teremos o combustível do futuro que é o hidrogênio verde, e o outro curso de Energia de Sistemas. Portanto, serão cursos diferentes do que são ofertados no ITA em São José dos Campos”, pontuou.
O vestibular será realizado ainda este ano para as próximas turmas. Inicialmente, cada turma terá 50 vagas.
“Nós já empenhamos o recurso para iniciar imediatamente as obras do futuro Campus do ITA no Ceará. A partir da próxima semana vamos transferir o recurso para o Governo do Estado. O objetivo é recuperar os prédios históricos e bonitos da base aérea e começar a construção das novas edificações de alojamentos, laboratórios e salas de aula ”, ressaltou Camilo Santana.
Emocionado, Camilo finalizou dizendo que em breve será lançado o concurso público para os novos professores do ITA. “Para mim é um dia histórico para o Ceará, é um dia histórico para a educação do Nordeste brasileiro. Nenhum país, nenhum estado vai crescer sem dar educação para o povo. Viva a Educação brasileira!”, completou.
O governador Elmano de Freitas destacou a importância da vinda do ITA para o Estado. Adiantou que, futuramente, o ITA contará também com o curso de Bioengenharia. Ele anunciou ainda a criação do curso preparatório para que os alunos da rede pública estadual possam se preparar para o ingresso no instituto.
"Para que nossos jovens ingressem no ITA, para que possamos selecionar nossos melhores alunos desde o ensino fundamental e dar oportunidade aos melhores, para que tenham acesso aos melhores métodos e também poderem ingressar no ITA, ou de São José dos Campos ou do Ceará, mas que ingressem nos seus projetos de vida", concluiu.