Ceará teve 36 mil inspeções de prevenção contra incêndio em 2023
Durante as vistorias são checadas as instalações e osequipamentos de combate a incêndios em locais públicos, privados e eventos festivosMais de 36.141 fiscalizações de prevenção a incêndios foram realizadas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) em 2023. Com foco em prédios públicos, privados e eventos festivos, as vistorias têm o objetivo de atestar a segurança dos locais contra incêndios e a capacidade de lidar com eventuais ocorrências.
O número representa aumento de 9% se comparado à estatística de 2022, quando 33.141 inspeções foram registradas no Ceará.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O trabalho é feito pelo Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (Cepi), do CBMCE, que avalia instalações como extintor contra incêndio, aterramento de estrutura metálica, gerador, brigada de incêndio e sinalização de emergência.
Caso o estabelecimento ou evento seja aprovado na avaliação, ele recebe um Certificado de Conformidade, documento que atesta a permissão para funcionamento, mediante a segurança contra eventuais sinistros.
O documento é exigido para a realização de festas ou funcionamento comercial, e a ausência dele pode resultar em sanções como notificações, multas e até interdições.
Pré-carnaval 2024
Um dos eventos que conta com a fiscalização para a prevenção de incêndios é o ciclo de Pré-Carnaval de 2024 em Fortaleza. Para garantir a segurança dos foliões, alguns pontos da Cidade já passaram por avaliação. Confira:
- Praça do Ferreira;
- Mercado dos Pinhões;
- Mocinha;
- Aterrinho da Praia de Iracema;
- Rua dos Tabajaras;
- Passeio Público;
- Parque Rachel de Queiroz;
- Raimundo dos Queijos;
- Benfica;
- Centro Cultural Belchior;
- Domingos Olímpio.