Ceará registrou mais de mil animais soltos na natureza em 2023
Semace realizou 33 ações de soltura durante o ano de 2023, resultando em 1.033 animais devolvidos à vida na natureza
20:12 | Jan. 10, 2024
A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) registrou o alcance de 1.033 animais devolvidos para o ambiente natural, no ano de 2023, em 33 ações de soltura. Foram priorizadas ações de proteção à fauna silvestre. Ao total, foram devolvidos para o meio ambiente 889 (86,06%) aves, 109 (10,55%) répteis e 35 (3,38%) mamíferos.
A Semace planeja reforçar suas ações no ano de 2024, com previsão de contratação de médicos veterinários e a construção de um Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres na região metropolitana do Cariri. Além disso, a instituição autorizou a aquisição de equipamentos de manejo e contenção.
Para o trabalho de proteção à fauna silvestre ser realizado de uma melhor forma, ocorre a inicialização com orientação, divulgação de informações e fiscalização ambiental.
Os animais silvestres apreendidos, resgatados ou entregues voluntariamente passam pelo processo de reabilitação, sendo realizados por profissionais da Semace, parceiros, biólogos e médicos veterinários do Instituto Pró Silvestre.
O processo de reabilitação inclui fortalecimento muscular e recuperação da capacidade de voo para as aves. Além disso, os animais são submetidos a um processo para recuperar o comportamento natural da espécie e formação de bando para viverem em grupos. Com o objetivo de que voltem a ser readaptados à vida na natureza.
Estratégias são utilizadas com a finalidade de impedir a caça e o tráfico de animais silvestres, muitas vezes por meio da sensibilização, e quando necessário por meio de repressão.
De acordo com o técnico da fauna da Semace, Roberto Cavalcante, são realizadas condutas para evitar a captura ilegal de animais após a soltura. “São efetuadas ações de educação ambiental nas áreas para sensibilizar a população a não capturar, caçar ou criar animais silvestres ilegalmente. Os procedimentos de fiscalização também são importantes para impedir a caça e a criação ilegal de animais”, informa.
Para realizar os trabalhos de reabilitação dos animais silvestres e soltura deles são necessários diversas parcerias institucionais, entre elas o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Pró-Silvestre (IPS), Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA), entre outros.
Leia mais