Carmen Lucia Dummar é empossada como presidente da Acert

Sendo a primeira mulher a chegar ao cargo da presidência, ela assume a gestão para o biênio 2024-2025

22:43 | Jan. 08, 2024

Por: Gabriela Monteiro
POSSE de Carmen Lúcia Dummar como presidente da Acert (foto: Divulgação/ Fernando Rocha - Acert)

Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira, 8, a radialista Carmem Lúcia Dummar assume pela quarta vez a presidência da Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acert) para o biênio 2024-2025.

Na solenidade de posse, o então presidente, José Afro Lourenço, apresentou o balanço das atividades desenvolvidas durante os dois anos de sua gestão e aproveitou para agradecer pelo apoio que recebeu em seu mandato.

Em seu discurso, Dummar aproveitou para enaltecer o suporte que recebeu para estar à frente da Acert mais uma vez e garantiu que a luta para que os assuntos que competem a radiodifusão sejam resolvidos será fortalecida.

Junto a Carmen Lucia, estarão à frente da Acert Cyro José Franklin, do Sistema Jangadeiro, Ruy do Ceará Filho, do Sistema Verdes Mares e João Dummar Neto, do Grupo O POVO de Comunicação.

Ao O POVO, a radialista, que foi a primeira mulher a presidir a Acert, reforçou que se sente muito honrada em assumir mais uma vez o comando da associação e que a rádio e a televisão têm um valor importante junto à sociedade que é o compromisso e a credibilidade com a informação.

“Nós temos a voz, mas nós ouvimos as pessoas e nós reproduzimos tudo aquilo que a sociedade anseia e precisa. Então acho que além de levarmos entretenimento, a gente tem consciência que nós somos, como comunicadores, um dos pilares fundamentais da democracia que é a informação”, conta.

Dummar defendeu que, mesmo com a tecnologia sendo favorável a radiodifusão por proporcionar uma comunicação mais intensa com o ouvinte por meio das redes sociais, as redes sociais sejam regulamentadas assim como os meios de comunicação.

“Nós [veículos de comunicação] somos altamente regulados na publicidade e na informação e as plataformas digitais não são. E a nossa proposta é que esse tema seja discutido e que assim como nós temos que cumprir as regulamentações de publicidade, temos que falar com responsabilidade todas as informações, queremos que eles também tenham esse compromisso”, reforçou.

Pontuou ainda que há o foco em alguns projetos como o lançamento do Guia Acert de Rádio, que é um projeto pioneiro do Ceará, debater sobre a defesa da liberdade de expressão e o compromisso com as eleições municipais em 2024.

Novos Diretores Regionais da Acert são nomeados

Na ocasião, além da posse de Dummar, foram divulgados os nomes dos novos Diretores Regionais da Acert que atuarão na Região Metropolitana, Zona Norte, Ibiapaba, Região Maciço, Cariri, Inhamuns, Sertão Central, Centro-Sul e Vale do Jaguaribe. Carmen pontuou que pretende fazer reuniões mensais com os diretores para falar das necessidades das emissoras de rádio no interior. 

Veja quem são os novos diretores:


Região Metropolitana: Gina Possidônio Passos Mendes (Rádio Líder Fm) e Luiz Carlos Castelo Branco Mourão (Rádio Pitaguary).
Zona Norte: José Ivo Magalhães (Uirapuru) e José Tupinambá Morais (Tupinambá Fm).
Ibiapaba: Francisco De Assis Araújo Lira (Fm 91.1) e José Antonio Rodrigues Aragão (Serra Grande Fm).
Região Maciço: Vânia Mari Pires Mendes (Fm Baturité)
Cariri: Antonio Firmino Da Silva (Progresso De Juazeiro) e José Menezes Barbosa.
Inhamuns: Marcelo Vieira Chaves (Poty Fm) e Antonio Sampaio Moreira (Cultura De Tauá).
Sertão Central: Violeta Maria Felício Câmara (Cristal) e José Everardo Silveira Filho (Liderança Fm).
Centro Sul: Franklim Bezerra (Antena Sul Fm) e José Rubens Monteiro Brasil (Brasil Fm).
Vale do Jaguaribe: Vinicius Cunha Batista (Uirapuru) e Evanildo De Oliveira Queiroz (Vale Do Jaguaribe).