Cearenses relatam prejuízos causados por quedas constantes de energia
Enel garante que iniciou um plano de ação em algumas das cidades para melhorar a qualidade do fornecimento elétrico nas regiões afetadasQuedas constantes de energia têm sido registradas por moradores em diversos municípios cearenses. De acordo com relatos de populares, o problema afeta comércios, traz prejuízos alimentícios e dificulta o funcionamento de eletrodomésticos. Enel garante que iniciou um plano de ação em algumas das cidades da região Sul para melhorar a qualidade do fornecimento elétrico nas regiões.
Uma das localidades afetadas pelo transtorno seria Ereré, distante 316,3 km de Fortaleza, conforme conta o advogado Dannilo Augusto Freire. Morador do município, ele criou um abaixo-assinado contra a Enel cobrando "urgência na resolução do problema" que estaria trazendo prejuízos a população desde 2023.
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Segundo informa o morador, a energia costuma cair na cidade "a cada dez minutos em média", e isso fica mais perceptível no período da tarde, na noite e na madrugada. Instabilidade elétrica estaria trazendo prejuízos para as pessoas e ao comércio, além de estar se repetindo em localidades vizinhas.
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"Desde o ano passado a gente sofre com esses problemas aqui em Ereré, depois os municípios de Pereiro, Iracema, Alto Santo e Potiretama passaram pela mesma situação", diz. Ainda segundo ele, moradores já fizeram "vários pedidos de melhorias e denúncias à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)".
Populares também teriam procurado a Enel e obtido o retorno de que problema só seria resolvido "com a construção da subestação em Iracema". Isso porque todos esses municípios afetados utilizam a subestação de Jaguaribe, que já não estaria mais comportando o uso.
"Mas e até lá, a gente vai ficar nesse sofrimento? É angustiante por que nem água em geladeira gela mais, famílias perdem carne e alimentos, comércio tem tido muitos prejuízos, ventilador, ar-condicionado não funciona, computador e equipamentos não têm como ligar nesses horários. E o pior é que é todos os dias isso, sem descanso", aponta Dannilo Augusto.
Aquiraz registra queda elétrica nos primeiros dias de 2024
Já em Aquiraz, distante 29,9 km da Capital, a instabilidade foi percebida de forma intensa nos primeiros dias de 2024. Conforme Rozemir Barbosa, 51, moradora da região, no dia 1° houve uma queda de energia que durou cerca de uma hora. No dia seguinte foram duas, com duração de cerca de 30 minutos.
"Ligamos inúmeras vezes (para a Enel), e em todas as chamadas recebíamos previsões diferentes. Na última ligação, por volta das 17 horas, a atendente estranhou o fato de a energia ainda não ter retornado, pois a previsão era para ter sido 11 horas. O prejuízo que tive foi com a comida da geladeira", lembra.
"Na realidade, nosso problema com a energia é até mais complexo do que apenas essas quedas. Há anos que a energia fornecida pela Enel para a nossa região é extremamente fraca. Durante a semana, são raras as ocasiões em que minha máquina de lavar funciona; os ventiladores operam em velocidade baixa. Já reclamamos diversas vezes. Pela última, apenas falaram que necessitavam colocar um transformador novo na área; porém, nada foi feito", completa Rozemir.
Procurada pelo O POVO, a Enel informou "que iniciou um plano de ação em alguns municípios da região Sul, onde ficam as cidades de Ereré, Pereiro, Iracema, Alto Santo e Potiretama, no intuito de realizar manutenções e correções na rede para melhorar a qualidade do fornecimento de energia".
Empresa também esclareceu que "as fortes chuvas acompanhadas por descargas atmosféricas e ventos afetaram o fornecimento de energia para parte dos clientes na área de concessão". Em relação ao problema observado em Aquiraz, órgão destacou em nota que "identificou o roubo de sete km de cabos em duas ocasiões no fim do ano (dia 29 e 1/01), prejudicando o fornecimento da região".
"Sobre o ressarcimento de danos elétricos, a empresa esclarece que o cliente pode entrar em contato com a companhia através de um dos canais de atendimento e solicitar a análise", orientou ainda.
Problemas relatados ocorrem no momento em que a Enel está sendo alvo de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investiga supostas irregularidades da empresa. Ainda no início deste ano a organização deve ser ouvida na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). (Colaborou Ana Rute Ramires)
Veja nota da Enel na íntegra:
"A Enel Distribuição Ceará informa que iniciou um plano de ação em alguns municípios da região Sul, onde ficam as cidades de Ereré, Pereiro, Iracema, Alto Santo e Potiretama, no intuito de realizar manutenções e correções na rede para melhorar a qualidade do fornecimento de energia. Até agora, já foram feitas mais de 1.900 podas, inspeções com equipes em campo e com apoio de drone, manutenções preventivas nos alimentadores e substituição de equipamentos, aparelhos para correção do nível de tensão.
A empresa esclarece também que estão previstas a construção de mais de 20km de rede de média tensão, além do reforço e melhoria em outros trechos. Outra ação adotada pela companhia será a substituição de bancos reguladores já existentes e a instalação de novos equipamentos reguladores e de aparelhos telecomandados, que permitem manobras à distância, melhorando os níveis de tensão na região e diminuindo o tempo de atendimento. A distribuidora comunica ainda que serão realizadas novas podas na região, totalizando 30km de trecho de limpeza de faixa.
Em relação ao período do réveillon, a Enel Ceará esclarece que as fortes chuvas acompanhadas por descargas atmosféricas e ventos afetaram o fornecimento de energia para parte dos clientes na área de concessão. De imediato, a companhia iniciou manobras de transferência de cargas e reforçou suas equipes em campo para normalizar os clientes. Só para ter uma ideia, foram registrados, em um curto período, mais de 21 mil raios e 22 transformadores queimados, além de 62 postes abalroados. Durante todo o feriado, a companhia trabalhou com um reforço de mais de 600 equipes.
Em Aquiraz, especificamente na região de Porto das Dunas, a companhia identificou o roubo de 7km de cabos em duas ocasiões no fim do ano (29 e 01/01) prejudicando o fornecimento da região. Imediatamente, as equipes da companhia trabalharam para reconstruir os fios e postes que caíram normalizando o fornecimento.
Sobre o ressarcimento de danos elétricos, a empresa esclarece que o cliente pode entrar em contato com a companhia através de um dos canais de atendimento e solicitar a análise.
Investimentos
A Enel Distribuição Ceará vem investindo constantemente na melhoria da qualidade do fornecimento e na modernização da rede de distribuição do Estado. Nos últimos 5 anos, a empresa investiu mais de R$ 5 bilhões. A companhia possui um plano de melhoria e qualidade e está investindo em novas subestações, linhas e equipamentos de automação de rede.
A Enel Distribuição Ceará segue comprometida com a qualidade do fornecimento de energia do Ceará e está com um pacote de obras e ações na rede de distribuição. Projetos de inovação, digitalização, obras e manutenção da rede elétrica, além de ações de sustentabilidade estão entre os principais projetos para este ano. Além disso, o uso da inovação e de novas tecnologias faz parte de uma grande ação para melhoria na qualidade do fornecimento de energia. Para isso foi implementado o projeto Tele controle, que consiste na utilização de equipamentos controlados à distância para operação remota da rede tornando o serviço mais eficiente. O objetivo do projeto é fazer com que a quantidade de clientes afetados naquela área desligada seja a menor possível, reduzindo significativamente o tempo de restabelecimento do fornecimento de energia. Mais de 4.400 equipamentos já foram instalados em todo o estado.
Outro projeto da companhia é o Self-healing, que é capaz de realizar todas as manobras de recomposição da rede após falha sem intervenção do operador, ou seja, totalmente de forma automática e num intervalo menor de tempo. Nos últimos dois anos, a Enel Ceará ativou o recurso de recomposição automática em 302 alimentadores, o que representa automação de 42% da rede de média tensão. O principal benefício desse tipo de tecnologia é a diminuição no tempo de normalização do fornecimento, além de reduzir o número de clientes sem energia em uma área afetada.
A empresa também instalou mais de 700 equipamentos para Comunicação via satélite em toda a frota de viaturas para agilizar o contato entre o Centro Operacional e os eletricistas em campo. Só no ano passado, foram contratados para Fortaleza e Região Metropolitana cerca de 450 profissionais e inseridas 135 viaturas no trabalho de campo.
Com os investimentos, a distribuidora registrou avanços expressivos nos índices de qualidade medidos pela agência reguladora do setor elétrico, a ANEEL. De setembro de 2022 a setembro de 2023, a empresa reduziu em 12,5% a duração média das interrupções (DEC por Unidade Consumidora) e em 8,5% a frequência média das interrupções de energia (FEC por Unidade Consumidora), estando dentro dos limites exigidos da agência reguladora".
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