Passageiros relatam atraso de mais de três horas em viagem para Canoa Quebrada

Usuários aguardavam ônibus desde às 14 horas na tarde desta sexta-feira, 5, e só conseguiram embarcar às 17h40min

22:37 | Jan. 05, 2024

Por: Gabriela Monteiro
Imagem de apoio ilustrativo. Passageiros reclamam de atraso na saída para viagens de ônibus (foto: Samuel Setubal)

Passageiros que aguardavam, no Terminal Rodoviário Engenheiro João Thomé, a viagem de Fortaleza com destino à praia de Canoa Quebrada, em Aracati, na tarde dessa sexta-feira, 5, reclamaram do atraso do ônibus que faz o trajeto. Pessoas ouvidas pelo O POVO relataram em pelo menos duas horas de atraso do veículo da empresa São Benedito.

Ao O POVO, a servidora pública Fernanda Teles relatou que comprou uma passagem para sair da Capital junto com suas filhas, que estão de férias, às 14 horas, mas quando chegou lá, esperou para o embarque e ele não aconteceu.

“Quando vi que as horas estavam passando e nosso ônibus não chegava, falei com a moça da fiscalização e ela disse que se eu quisesse embarcar no próximo que chegasse, eu teria que ir até o guichê da empresa, alterar a passagem para às 16 horas e pagar uma taxa de R$ 8”, relata.

Ela diz que foi ao guichê, fez a troca das passagens para embarcar no próximo ônibus, que apareceu às 17h40min. Ela afirma que após conseguir embarcar, mais passageiros ficaram aguardando a viagem. “Quando fui na outra plataforma que também é da São Benedito, os passageiros me disseram a mesma coisa, que estavam com passagem comprada para um horário próximo ao meu e ainda estavam esperando”, disse.

A consultora de recursos humanos Nara Teles relatou que estava desde às 16 horas esperando e que essa não é a primeira vez que isso acontece. “Essa empresa sempre atrasa. O ar-condicionado vive quebrado, não tem banheiro e quando tem a porta não fecha. A gente não consegue reclamar porque no Instagram eles não permitem a menção a eles e no (site) Reclame Aqui eles não respondem”, contou a passageira.

Ela diz ainda que é mal-atendida quando telefona para o contato disponibilizado pela empresa. “A resposta que me deram é que estão providenciando um ônibus que ainda está vindo de Canoa Quebrada para levar os passageiros daqui, essa é a São Benedito”. No fim da tarde desta sexta-feira, 5, Nara continuava aguardando o ônibus para o embarque.

Consumidores dizem que problemas são recorrentes com a empresa

No site Reclame Aqui, reclamações como ônibus sucateados, sem ar-condicionado, com cheiro de urina e sujos lotam a página da empresa São Benedito. 

Em 2017, o Ministério Público do Ceará por meio do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon) já havia notificado a empresa por má prestação de serviço após uma denúncia de uma consumidora.

O POVO tentou contato com a empresa para questionar sobre os relatos dos passageiros, mas não conseguiu atendimento.