Mais de meio milhão de cearenses são beneficiados no Farmácia Popular
Com a ampliação do programa, o estado do Ceará indica o melhor resultado em relação a 2022, com 161 municípios cadastrados; saiba como ter acessoCom 22 milhões de brasileiros recebendo acesso a medicamentos gratuitos ou com preço subsidiado, o Ministério da Saúde informou que o Farmácia Popular apresenta o melhor resultado dos últimos quatro anos, desde sua retomada. O destaque ficou para o estado do Ceará, com 535.623 beneficiados, um melhor rendimento em relação a 2022.
O programa está presente em 4.515 municípios do Brasil (81% do total), com 161 cidades no Ceará. Com a sua expansão, em junho de 2023, os beneficiários do Bolsa Família — outro programa do Governo Federal — podem retirar 40 medicamentos para 11 doenças gratuitamente.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Entre os cearenses, o Farmácia Popular atendeu 95.524 beneficiários do Bolsa Família, com 38,2 milhões de medicamentos e fraldas geriátricas disponibilizados. No território nacional, o número inclui mais de dois milhões de pessoas, com a retirada de 945 milhões de produtos farmacêuticos.
Farmácia Popular: ampliação de serviços para a mulher
A ampliação dos serviços para os cuidados com a mulher atendeu 167.398 pessoas do sexo feminino com a nova medida. No Ceará, 65.351 medicamentos indicados para o tratamento de osteoporose e contraceptivos foram solicitados por 7.007 mulheres.
Com a expectativa do Ministério da Saúde em ampliar o programa, 236 novas farmácias (27 apenas no Ceará) foram credenciadas em 186 municípios do Brasil. O objetivo é cobrir cerca de 93% do território nacional.
Farmácia Popular: como ter acesso ao programa
O paciente deve comparecer ao estabelecimento credenciado e apresentar um documento de identidade com o CPF, incluindo também a receita médica dentro do prazo de validade.
Para a compra de fraldas geriátricas, é preciso ter idade igual ou superior a 60 anos ou ser pessoa com deficiência, indicando a necessidade do uso por meio de prescrição.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente