Viveiros do Ceará produziram 206 mil mudas em 2023
Por meio do Programa de Valorização das Espécies Vegetais Nativas, várias cidades participaram da produção de mudas de plantas
21:15 | Jan. 02, 2024
Em 2023, o Ceará cultivou 206 mil mudas de árvores nativas nos viveiros estaduais localizados nas Unidades de Conservação (UCs) geridos pela Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema). As mudas são doadas pela pasta, veja abaixo como ter acesso às árvores.
"Com o objetivo de fortalecer a gestão desses locais, realizamos treinamentos presenciais e online, incentivando a substituição de espécies exóticas por espécies nativas no contexto do plantio e reflorestamento", explica Christopher Morais, técnico da Célula de Políticas de Flora (Ceflor) da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio/Sema).
A Sema faz parte do Grupo de Trabalho do Programa de Florestamento, Reflorestamento e Educação Ambiental do Estado do Ceará (Decreto Estadual Nº 32.146, de 27 de janeiro de 2017), que promove e incentiva ações e projetos de plantio de mudas nativas, com foco na educação ambiental. "Em tempos de mudança climática, o plantio de espécies nativas proporciona serviços ambientais, como o conforto térmico por meio do sombreamento, o aumento da umidade, a liberação de oxigênio e a captura de carbono", ressalta o técnico.
Os viveiros estão inseridos no Programa de Valorização das Espécies Vegetais Nativas, do Governo do Ceará, coordenado pela Sema. Os espaços estão localizados no Parque Estadual Botânico do Ceará, em Caucaia; na Área Adahil Barreto do Parque do Cocó, em Fortaleza; e na Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra de Baturité.
Além disso, a produção dos viveiros regionais em Acopiara, Croatá, Morada Nova, Cruz, Jardim, Tauá e Santa Quitéria também contribuiu para o número total.
Mudas são doadas: veja como receber
As mudas produzidas são disponibilizadas pela Sema e podem ser obtidas por pessoas físicas, jurídicas e instituições públicas. Ao doar e ou distribuir mudas, o objetivo da Sema é incentivar a arborização urbana, a recuperação de áreas degradadas e a substituição gradativa de espécies exóticas invasoras por nativas, nas áreas públicas e privadas.
Para saber mais sobre doação de mudas, entre em contato com a Ceflor via e-mail: cearamaisverde@sema.ce.gov.br.