Força-Total: PM deflagra operação nacional em 26 estados e Distrito Federal

A operação é iniciativa dos Conselho Nacional dos Comandantes Gerais (CNCG)

10:13 | Dez. 15, 2023

Por: Jéssika Sisnando
Polícia Militar do Ceará deflagra operação Força-Total nesta sexta-feira, 15 (foto: Reprodução/PMCE)

A Polícia Militar deflagrou, nesta sexta-feira, 15, a operação "Força-Total" no Distrito Federal e em 26 estados brasileiros, incluindo o Ceará. A iniciativa do Conselho Nacional dos Comandantes Gerais (CNCG) está na 2ª edição. 

O comandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), coronel Klênio Savyo, afirma que o objetivo é a redução da violência e, em específico, a diminuição dos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) e os Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) por meio do desarmamento, com apreensão de armas.

"Por mais que seja uma operação das polícias militares, os estados hoje agem de forma integrada, nós temos o apoio da Polícia Civil, da Perícia Forense e Corpo de Bombeiros", ressalta o comandante-geral.

Conforme o coronel Klênio, há um ciclo de prisão e autuação de forma integrada. Os locais específicos da operação são escolhidos por meio dos dados estatísticos da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), que orienta as ações com informação sobre a incidência de horários e locais dos crimes.

Esses dados são analisados pela PMCE, que direciona as operações para os respectivos locais. 

A operação teve início às 7 horas desta sexta, 15, e tem previsão de encerramento às 19 horas, no entanto, as ações devem continuar por meio da operação "Arpo", que será estendida durante o fim de semana. 

A primeira fase da operação Força-Total ocorreu em novembro de 2023. As ações ocorreram em Fortaleza e em Caucaia, na Região Metropolitana. O trabalho abrange blitz, buscas em veículos e patrulhamento nas ruas.