Baleia é encontrada morta no Pecém quatro dias após ser vista presa em rede de anzóis

Após ter ficado presa a uma rede de anzóis, baleia resgatada foi encontrada morta no Pecém nessa terça-feira, 13

Uma baleia-de-minke, menor espécie entre as baleias, foi encontrada morta na manhã dessa terça-feira, 13, na costa do Pecém, Região Metropolitana de Fortaleza. A mesma já havia sido vista por um grupo de instrutores de uma escola de esportes náuticos em Fortaleza, no último sábado, 9.

Na ocasião, o animal estava preso a uma rede de anzóis, conhecida como espinhel, e só conseguiu se libertar com a ajuda dos rapazes que passavam de barco pelo local.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Segundo a ONG Aquasis, atuante no resgate de animais marinhos há mais de 30 anos, a comunidade local do Pecém acionou a equipe para fazer o resgate nessa terça. A organização coletou amostras a fim de detectar as possíveis causas da morte. A hipótese de óbito devido aos ferimentos causados pelo espinhel não é descartada.

A espécie, apesar de ter as águas tropicais como habitat natural, não é comumente vista na costa cearense por viver em grandes profundidades.

“O animal era um juvenil e por se tratar de uma espécie que vive em mar aberto, em grandes profundidades, sua presença próxima à costa já era um indicativo de que havia algum problema com ele. Apesar disso, não temos como definir a causa da morte ainda”, explica Mika Holanda, funcionário da Aquasis.

A Aquasis segue realizando o monitoramento da costa cearense em busca de mais animais da espécie. Por meio do Projeto de Monitoramento de Praia, a ONG realiza resgate e reabilitação de mamíferos marinhos em toda a costa cearense. Em casos nos quais o animal esteja correndo perigo, o ideal é acionar organizações especializadas.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

baleia resgatada morte baleia ceara litoral cearense ceara pecem aquasis

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar