Bombeiros dão dicas para cuidados com decoração natalina

Em vídeo publicado no Youtube, o Corpo de Bombeiros do Estado separou algumas dicas para cuidados com decoração natalina; confira

17:20 | Dez. 10, 2023

Por: Beatriz Teixeira
Corpo de Bombeiros do Ceará dá dicas para cuidados com decorações natalinas. (Imagem: New Africa | Shutterstock) (foto: New Africa | Shutterstock)

Com o Natal se aproximando, as decorações com pisca-piscas e árvores em alusão à festividade vão se tornando cada vez mais comuns nos ambientes. Para prevenir que acidentes atrapalhem a celebração, o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) preparou um vídeo listando cuidados a ser tomados.

O material foi postado no canal do YouTube da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado (SSPDS). Nele, o capitão Filipe Bentemuller, coordenador da Célula Científica de Avaliação de Desempenho do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (Cepi/CBMCE), passa orientações.

Ao todo, 6 dicas foram separadas pelo CBMCE. Confira:

Selo do Inmetro

A primeira dica dada pelo capitão Bentemuller é optar por enfeites natalinos que tenham selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que atua com a regulamentação de produtos e serviços.

A presença do selo do órgão indica que ele foi testado, o que o torna mais seguro.

VEJA TAMBÉM| Confeitarias em Fortaleza oferecem doces para o Natal; saiba onde

Inspeção em caso de reaproveitamento

Caso deseje utilizar os pisca-piscas do ano anterior, a segunda dica aponta a necessidade de uma inspeção visual no produto.

“Verifique se todas as lâmpadas funcionam e se não há fios expostos, ou ligações defeituosas”, aconselha o capitão.

 

Não ligar vários dispositivos em uma mesma tomada

Em caso de muitos dispositivos para serem ligados na tomada, a instrução é não ligar todos em uma única tomada. O capitão ressalta a importância de respeitar a “capacidade máxima de cada circuito”.

Decorações para área externa

Em caso de decoração da área externa do ambiente, a quarta dica do vídeo destaca a necessidade de comprar produtos que sejam específicos para esses espaços, já que “terão que suportar chuvas e ventos”.

Árvore natalina

Um dos itens principais, a árvore de Natal também merece atenção para evitar acidentes. “Ao adquirir uma árvore artificial, procure a etiqueta ‘resistente ao fogo’ “, aconselha Bentemuller.

Uso de velas

Caso a decoração deste ano tenha velas, alguns cuidados devem ser tomados. Elas não podem ser colocadas próximas de mobílias e cortinas, “pois são matérias de fácil combustão”.

O indicado pelo CBMCE é que elas sejam colocadas dentro de um pote de vidro, pois previne-se que elas caiam e entrem, assim, em contato com um material que possa gerar um incêndio.

Veja o vídeo: