Ministério da Saúde recomenda reforço da vacina bivalente para idosos e imunocomprometidos

A pasta nacional lançou nota técnica nessa terça-feira, 5, alertando para o surto de Covid-19 no Ceará e a introdução de novas variantes

O Ministério da Saúde (MS) recomendou a aplicação de uma dose de reforço da vacina contra a Covid-19 (bivalente) para pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos de idade que tenham recebido a última dose da vacina há mais de seis meses. 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A pasta nacional lançou nota técnica nessa terça-feira, 5, alertando para o surto de Covid-19 no Ceará e a introdução de novas variantes no País. A recomendação foi seguida pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa).

"Se você faz parte desses grupos, procure um posto de saúde do seu município e tome a segunda dose de reforço da bivalente contra a Covid-19", publicou a secretária da Saúde do Estado, Tânia Mara Coelho. 

A nota técnica do MS cita a detecção da variante de interesse BA.2.86 da Ômicron e as sublinhagens BA.2.86.3, JN.3, JN.1, BA.2.86.1 no País. No Ceará, o aumento da positividade registrado há algumas semanas pode estar associado à circulação das variantes EG.5, JN.1 e BA.2.86.1, que são subvariantes da Ômicron.

"Embora a OMS afirmar que essa sublinhagem apresenta baixo risco para a saúde global e que há crescimento lento em 47 países, no Ceará observa-se aumento expressivo de casos de Covid-19 a partir da segunda quinzena de novembro de 2023. Os resultados do sequenciamento das amostras das SE 45-47 indicam que 80% delas são da sublinhagem JN.1 da BA.2.86", cita a nota do ministério.

Cenário do surto de Covid-19 no Estado

Conforme boletim epidemiológico publicado pela Sesa nessa terça, o Ceará registrou, entre 2 de novembro e 2 de dezembro, 3.692 casos de Covid-19. Na semana epidemiológica 48 (de 26 de novembro a 2 de  dezembro) foram confirmados 1.751 casos. Número 22,3% maior do que na semana anterior.

"Desde o início de novembro, percebe-se o atual crescimento exponencial da positividade, até
alcançar média de 40%", informa o documento. 

O Ceará terá dia "D" de vacinação contra a Covid-19 e demais vacinas de rotina neste sábado, 9. A campanha de intensificação das vacinas teve início nessa segunda-feira, 4, e ocorre até o dia 15 de dezembro.

Em Fortaleza, a população terá atendimento nas salas de vacinação localizadas nos Vapt Vupt Antônio Bezerra, Messejana e Papicu, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Os postos de saúde também funcionam na Capital e no interior do Estado, das 7 às 19 horas.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

reforço bivalente vacinação covid-19 vacina idosos

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar