Ceará terá dia "D" de vacinação contra Covid-19 neste sábado, 9
Campanha acontece em meio a altas de casos e circulação de novas variantes. O Ministério da Saúde recomendou reforço da vacina bivalente para idosos e pessoas imunocomprometidas acima de 12 anosO Ceará terá dia “D” de vacinação contra a Covid-19 e demais vacinas de rotina neste sábado, 9. A campanha de intensificação das vacinas teve início nessa segunda-feira, 4, e ocorre até o dia 15 de dezembro. Nesta quarta-feira, 6, o Ministério da Saúde recomendou o reforço da vacina bivalente para idosos e pessoas imunocomprometidas acima de 12 anos.
Em Fortaleza, a população terá atendimento nas salas de vacinação localizadas nos Vapt Vupt Antônio Bezerra, Messejana e Papicu, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Os postos de saúde também funcionam na Capital e no interior do Estado, das 7 às 19 horas.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A iniciativa da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) acontece em meio ao surto de Covid-19 registrado no Ceará e a circulação de novas variantes no Estado. Em nota técnica, divulgada nessa terça-feira, 5, o Ministério da Saúde cita a detecção da variante de interesse BA.2.86 da Ômicron e as sublinhagens BA.2.86.3, JN.3, JN.1, BA.2.86.1.
Na última semana, foram confirmados pelo menos 470 casos de Covid-19 no Ceará. Os dados são do Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen-CE) que analisou 1.368 testes RT-PCR para Covid-19. O índice de positividade verificado foi de 34,4%.
De acordo com a coordenadora de Imunização da Sesa, Ana Karine Borges, o Estado apresenta baixa adesão ao imunizante, principalmente no reforço da bivalente. “Seis milhões de pessoas ainda precisam receber essa dose”, revelou a coordenadora.
Ainda segundo a Ana Karine, no grupo de crianças com idade entre seis meses e cinco anos, somente 32% iniciaram o esquema vacinal e 5% seguiram até a terceira dose. “É fundamental garantir o esquema completo para conferir a proteção adequada pela vacina”, comenta.
A Sesa ainda informou que, especialmente neste mês, até o dia 15, a primeira dose da bivalente também será estendida a adolescentes a partir dos 12 anos de idade.
Reforço da Bivalente
Para receber a dose de reforço (bivalente), é preciso ter tomado pelo menos duas doses da vacina contra a Covid-19. A pasta da saúde estadual informa que a última aplicação deve ter sido há, pelo menos, quatro meses.
A Sesa seguiu a orientação do Ministério da Saúde e recomendou o reforço da vacina bivalente para idosos e pessoas imunocomprometidas acima de 12 anos.
Por meio das redes sociais, a titular da Sesa, Tânia Mara Coelho, destacou a recomendação. “Se você faz parte desses grupos, procure um posto de saúde do seu município e tome a segunda dose de reforço da bivalente contra a covid. Atualize seu esquema vacinal”, escreveu a secretária.