Ceará inicia semana dos Direitos Humanos com atividades nesta quarta-feira, 6
Em atuação no Ceará, pasta estadual dos Direitos Humanos prepara programação especial com rodas de conversa, palestras e mobilizaçãoValorização e conscientização marcaram a solenidade de abertura da Semana dos Direitos Humanos no Ceará. A iniciativa da Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih) teve início nesta quarta-feira, 6, com evento realizado no auditório da Secretaria da Fazenda do Ceará III. A abertura marca o início de uma semana de atividades focadas no desenvolvimento de práticas que assegurem os direitos previstos na Declaração Universal.
A semana ocorre em alusão ao Dia internacional dos Direitos Humanos, celebrado no próximo domingo, 10. Para a secretária dos Direitos Humanos do Ceará, Socorro França, sendo a primeira vez da Secretaria dos Direitos Humanos em atividade no Estado neste período, a pasta "não poderia ficar silente".
É + que streaming. É arte, cultura e história.
"Estamos iniciando a Semana dos Direitos Humanos hoje com uma palestra do nosso grande Mário Mamede, sempre deputado, que tem toda uma trajetória com os Direitos Humanos. Conferimos algumas homenagens àqueles que trabalharam e construíram a estrada dessa questão aqui no Estado do Ceará. É um momento rico em que estamos aqui reunidos para que possamos abrir nossos olhos e nossas mentes para que nunca mais aconteça qualquer tipo de ameaça à democracia”, destaca.
O ex-ministro e ex-secretário nacional dos Direitos Humanos, Mário Mamede, ministrou a palestra com o tema "Trajetórias e conquistas na construção dos Direitos Humanos no Ceará". O palestrante é médico e atuou como deputado estadual no Ceará, quando foi presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa. Segundo ele, em meio a desigualdade social vivenciada em todo o mundo, é de fundamental importância discutir sobre os Direitos Humanos.
“Discutir Direitos Humanos sempre é importante, especialmente em uma sociedade desigual como a nossa. Nós precisamos pensar uma sociedade diferente, mais equilibrada, mais justa, em que as pessoas tenham oportunidades iguais. Isso passa por garantias do Estado para algumas áreas fundamentais como saúde, educação e segurança, para manter condições de vida digna e respeitar a dignidade inerente a cada ser humano. Serei sempre um militante dos Direitos Humanos. Nossa luta é utópica, permanente e não permite cansaço”, afirma Mário.
Ainda durante a abertura, a comenda “Defensores dos Direitos Humanos”, instituída este ano pela Sedih, foi entregue pela primeira vez, homenageando personas renomadas na luta pelos Direitos Humanos no Estado. Nessa primeira edição, serão homenageados: Maria de Lourdes da Conceição Alves – Cacique Pequena; João Luís Joventino do Nascimento – João do Cumbe; João Alfredo Telles Melo; Mário Mamede Filho e Antônio Durval Ferraz Soares – Durval Ferraz (in memorian).
João Alfredo, que é advogado e professor do curso de Direito, relata que receber a honraria é uma conquista coletiva. “Esse prêmio não é pra mim, é para toda a militância dos Direitos Humanos. Nenhum militante dos Direitos Humanos é um militante individual. Eu só posso aceitar essa comenda porque sei que tenho aqui e em mais lugares pessoas que têm o mesmo sentimento de humanidade e de coragem de lutar pelos Direitos Humanos. Então esse prêmio é para todos nós que estamos aqui”, diz.
Também foram entregues, durante a cerimônia, homenagens aos Agentes da Memória, pessoas que contribuíram com a política da memória e verdade e com o fortalecimento da democracia no Estado por meio do Percurso da Memória.
Programação da Semana dos Direitos Humanos no Ceará
Roda de conversa “Os desafios da promoção e defesa dos Direitos Humanos” – com professor Fabrizio Lorusso sobre
Data: 7/12
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará – BECE (Avenida Presidente Castelo Branco, 255, Fortaleza – CE)
Horário: 9 horas
Palestra “Direitos Humanos e Saúde Mental” – CEDDH
Data: 7/12
Local: Auditório Espaço da Palavra do FB Uni (Rua Castro Monte, 1364, Fortaleza – CE)
Horário: 19 horas
Mobilização dos Direitos Humanos
Data: 9/12
Local: Praça do Ferreira – Centro, Fortaleza – CE
Horário: 8h30min – 12 horas
Dia dos Direitos Humanos
Data: 10/12
Local: Espigão do Náutico, Beira Mar – Fortaleza – CE
Horário: 16 horas
Aniversário do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso
Data: 12/12
Local: Auditório da Unipace (R. Barbosa de Freitas, 2674, Fortaleza – CE)
Horário: 8 horas
Leia mais