CGD arquiva processo de cinco PMs acusados de participação de motim
Agentes de segurança tiveram os pneus da viatura esvaziados em quartel de TianguáCinco policiais militares tiveram os processsos aquivados em razão de uma suposta prática de paralisação parcial do Policiamento Ostensivo Geral (POG), ação que contrariava a recomendação da Promotoria de Justiça Militar Estadual assim como a recomendação do Comando Geral da Polícia Militar do Ceará, em fevereiro de 2020. O caso faz referência ao motim realizado por policiais militares no Ceará, que ocorreu em fevereiro de 2020. A informação foi publicada no Diário oficial do dia 1º de dezembro.
De acordo com as informações publicadas no do Diário Oficial, composição estava atuando no destacamento de Guaraciaba do Norte, município à 300 quilômetros de Fortaleza, e teria conduzido a viatura até a sede da 2ª Companhia do 3º Batalhão da Polícia Militar, no município de Tianguá. No local os pneus da viatura foram esvaziados por pessoas que estavam no local.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O movimento paredista foi iniciado no dia 14 de fevereiro. Foi decretado o afastamento dos agentes de segurança e a Controladoria Geral de Disciplina revogou o afastamento e possibilitou o retorno dos policiais as atividades funcionais.
A defesa dos policiais apontou que houve equívoco e que a acusação foi genérica. A composição foi até a sede da companhia para atender a uma ocorrência de socorro urgente e que não descumpriram ordens legais. Na sequência trabalharam nos dias 18 e 19 de fevereiro.
"Nessa senda, evidenciou-se que os indivíduos responsáveis pela ação, encontravam-se armados, em maior quantidade, agiram de surpresa e sob ameaça. Assim sendo, no contexto apresentado, não se podia exigir conduta diversa de parte dos aconselhados. Dessa forma, restou comprovado nos autos, que os acusados não praticaram as ações descritas na exordial inaugural", informa a decisão.
Dessa forma os policiais militares foram absolvidos e os processos foram arquivados.
Motim
No dia 18 de fevereiro policiais e companheiras dos agentes de segurança tomaram o quartel do 18º Batalhão da Polícia Militar, que era localizado no bairro Antônio Bezerra. Na época houve uma crise salarial e os agentes de segurança reivindicavam reajuste. Em 2021 mais de 300 policiais haviam sido denunciados. Na época quartéis como o de Caucaia foram fechados por esposas de militares.
O ex-governador Cid gomes foi baleado em Sobral após usar uma retroescavadeira contra os manifestantes. Na época Cid era senador e ao chegar no local deu cinco minutos para que os manifestantes que ocupavam a frente de uma unidade da Polícia Militar se retirassem. Diante da negativa seguiu com a retroescavadeira contra as pessoas e foi baleado.
Leia mais