Desmatamento na Chapada do Araripe aumenta 30%
"Somos uma equipe de sete para mais de um milhão de hectares", afirma chefe do ICMBio
22:22 | Nov. 28, 2023
O desmatamento na Área de Proteção Ambiental (APA) da Chapada do Araripe registrou um aumento de 30%. O território compreende 30 municípios dos estados do Ceará, Pernambuco e Piauí. O chefe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) Araripe, Carlos Augusto Pinheiro, aponta para o baixo número de integrantes da equipe que se dedica à fiscalização da área.
“Nós temos um número reduzido aqui no nosso núcleo de gestão e nós estamos falando de uma área com mais de 1 milhão de hectares. Então, por isso, a gente tem que ter um envolvimento direto dos municípios e dos estados”, afirmou em entrevista à rádio O POVO CBN Cariri.
Segundo Carlos, o ICMBio tem se utilizado de plataformas como o MapBiomas para ter acesso às imagens de satélite e identificar possíveis casos de incêndios florestais criminosos no território. Ele destaca que a queimada, técnica antiga usada pelos agricultores para limpeza do solo, tem sido realizada de forma irregular pela população.
“A gente tá vendo todo esse fogo atingindo toda nossa região porque as pessoas não estão seguindo a regra. Seja ela de pedir autorização para uso do fogo, ou as técnicas tão conhecidas pelos agricultores. Que é fazer o asseio, colocar o fogo nos horários mais frios do dia e não nos mais quentes”, explica o gestor.
Na última semana, o município de Abaiara, na região do Cariri, registrou um incêndio de grandes proporções em vegetação. O Corpo de Bombeiros conseguiu impedir que as chamas atingissem uma granja e um parque de energia solar, nas proximidades do Sítio Cajueiro. Segundo a população local, o incêndio durou nove dias e só foi contido no último domingo, 28.
Para denúncias de casos de incêndios florestais, é possível entrar em contato com o corpo de bombeiros por meio do Disque 193.