Ponte dos Ingleses: 1ª etapa das obras será entregue em janeiro de 2024, afirma Seinf
A primeira etapa consiste na implantação do piso, que terá como base blocos de concreto para dar suporte à ponte
10:15 | Nov. 25, 2023
Após a Prefeitura de Fortaleza assumir as obras da revitalização da Ponte dos Ingleses, na Praia de Iracema, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf) informou, neste sábado, 25, que 50% das intervenções já foram realizadas e que a primeira etapa da construção será entregue em janeiro de 2024. A informação é da rádio O POVO CBN.
A primeira etapa consiste na implantação do piso, que terá como base blocos de concreto para dar suporte à ponte. De acordo com a Seinf, este modelo foi escolhido pela Prefeitura de Fortaleza devido à alta durabilidade e maior resistência, se comparado ao piso implantado anteriormente.
“Toda a parte pré-moldada já está feita, está em canto para ser montada, já na expectativa de em janeiro a gente já possa concluir 100% do piso, já também iniciar o guarda-corpo que também vai ser em concreto”, afirmou o secretário de Infraestrutura, Samuel Dias.
“Na sequência, já poder dar ordem de serviço na obra de urbanização, ou seja, a construção dos quiosques, equipamentos que vão ter em cima da ponte e também a parte da entrada, urbanização da entrada da ponte em conjunto com a obra de requalificação da Praia de Iracema”, completou.
A segunda etapa das obras, no entanto, têm previsão de ser entregue ainda no segundo semestre de 2024, conforme a Prefeitura de Fortaleza. A expectativa é que esta segunda fase seja inaugurada junto com a revitalização da Praia de Iracema, que também está em andamento.
O acordo: Estado x Prefeitura
Em julho deste ano, reforma da Ponte dos Ingleses, localizada na Praia de Iracema, incitou nova troca de críticas entre o governador do Estado, Elmano de Freitas (PT) e o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT).
O tema voltou ao debate, na época, após o gestor municipal afirmar que a prefeitura ficaria responsável pela realização da obra para que ela não virasse “um Acquario”. Contudo, o governo do Estado informou que a administração da capital não teria cumprido um acordo firmado entre ambas as partes, havendo risco de desabamento da estrutura.
Porta-vozes de ambos os lados se manifestaram sobre a polêmica, abrindo mais uma crise na relação já conturbada entre Sarto e Elmano.
Ponte dos Ingleses: entenda como a situação foi se agravando
O prefeito José Sarto afirmou, em julho deste ano, que a prefeitura ficaria responsável pela reforma da Ponte dos Ingleses, contudo, à tarde, o Governo do Estado rebateu a declaração, afirmando que o prefeito não tinha cumprido o acordo firmado entre as duas instituições.
A negociação previa que a prefeitura ficaria responsável pela estruturação que dava suporte à ponte, enquanto o Estado faria o piso, guarda-corpo, quiosques e iluminação. No início de 2022, a Prefeitura afirmou ter finalizado a parte dela na obra, contudo, no relatório apresentado nesta semana, o Estado alegou que a estrutura não comportaria o equipamento, e sinalizou risco de desabamento.
Ponte dos Ingleses: vistoria da obra
Conforme a gestão municipal informou, o Governo do Estado só encaminhou o ofício de vistoria após a Prefeitura anunciar que assumiria a reforma da Ponte dos Ingleses, no dia 26 de julho. Em contrapartida, o Governo afirmou que o arquivo foi enviado à Prefeitura no dia 25, na véspera da declaração.
De acordo com print do protocolo eletrônico, a Secretaria do Turismo do Estado (Setur) enviou à Secretaria da Infraestrutura de Fortaleza (Seinf) documentos com ofício, parecer sobre a vistoria técnica e o acordo de cooperação técnica entre as partes no dia 25 de julho, terça-feira. O protocolo mostra que os documentos deram entrada às 9h11min.
Ao O POVO, o secretário da Seinf, Samuel Dias, informou que o relatório apresentado pelo Estado é “tecnicamente frágil” e que, pelas inconsistências, o documento “não deveria nem ser respondido”. No entanto, ele afirmou que a Prefeitura pretende responder no prazo de 15 dias.
Projeto da Ponte dos Ingleses
O projeto de reestruturação da Ponte dos Ingleses, apresentado em outubro de 2019, custará cerca de R$ 8 milhões a R$ 10 milhões aos cofres públicos. Ainda que o Governo afirme que não dispõe de recursos financeiros para realizar a reforma, Samuel Dias, secretário da Seinf afirmou que, na próxima semana, deve começar as cobranças, solicitando que o projeto de requalificação fique sob responsabilidade estadual. O pedido consta em ofício da Prefeitura enviado à Superintendência de Obras Públicas, no dia 26.
Na solicitação, a Prefeitura menciona a reunião mediada pelo Ministério Público do Ceará (MPCE) e reitera a ata do encontro em que a Superintendência de Obras Públicas (SOP) diz “não conseguir mais ter disponibilidade orçamentária para realizar a obra”. A pasta reproduz também trecho que a Secretaria de Turismo (Setur) questiona se seria de sua incumbência cuidar da ponte.
Em julho do ano passado, a Prefeitura realizou a fase inicial do projeto, na qual foram recuperados todos os pilares e vigas que dão sustentação à ponte. A estrutura recebeu serviços de concretagem, restauro e manutenção preventiva. As intervenções visam evitar que os eixos de armação da ponte sejam novamente afetados pela ação da maresia e corrosão. As obras iniciaram em janeiro de 2021 e foram concluídas com nove meses de atraso.
A previsão inicial era de que a etapa estivesse pronta ainda em julho do ano passado. Um mês após o começo da obra, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf) já havia indicado a possibilidade de atraso no cronograma devido à instabilidade da maré, especialmente durante o período chuvoso.
Siga o canal de Notícias do O POVO no WhatsApp
Com informações do repórter do O POVO Luciano Cesário