Mais de 400 vidas já foram salvas de afogamento no Ceará em 2023

Número representa redução em comparação ao mesmo período no ano passado

21:27 | Nov. 16, 2023

Por: Bruna Lira
115 bombeiros foram designados para a Operação Férias 2023.2 (foto: FERNANDA BARROS)

Entre janeiro e outubro deste ano, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) salvou 438 vidas de afogamentos em praias em todo o território cearense. Com o número, foi contabilizado uma redução de 17,35% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram salvas 530 vidas de afogamentos.

Das ocorrências registradas em 2023, o balanço demonstra que cerca de 83% dos salvamentos ocorreram na Praia do Futuro, em Fortaleza. Bem como, Caucaia responde por 9% dos resgates na (AIS 11). Na Região Metropolitana, o município de Caucaia responde por 9% dos resgates. Jijoca de Jericoacoara atendeu a 5% e Aracati a 3%.

De acordo com a corporação, a redução no número de resgates “é reflexo do aumento de ações preventivas realizadas diariamente pelos bombeiros militares”.

Ao longo de todo o ano de 2022, foram resgatadas 644 vidas. Em 2021, foram salvas 526 e, em 2020, 563 vidas.

Dicas de segurança ao entrar no mar

O Corpo de Bombeiros reforça a importância dos pais se manterem atentos às crianças em praias, rios, açudes e balneários. Algumas orientações são tê-las sempre em vista e manter uma distância segura de um braço esticado.

Além disso, é preciso estar atento às correntes de retorno, que são fenômenos naturais na costa cearense. Águas com pouca ou nenhuma onda podem enganar, bem como águas escuras em locais rasos, que podem acabar confundindo o banhista e facilitando uma situação de afogamento.

Em caso de afogamento, o Corpo de Bombeiros destaca a importância de discar 193 imediatamente. A ligação é gratuita e funciona 24 horas por dia nos sete dias da semana.