O POVO+ vence prêmio nacional de Divulgação Científica com reportagem sobre a Serra da Capivara
A plataforma multistreaming O POVO+ venceu em segundo lugar na categoria Divulgação Científica, do Prêmio IMPA de JornalismoA reportagem seriada Rastros Arqueológicos, do O POVO+, foi premiada com segundo lugar no Prêmio IMPA de Jornalismo 2023, na categoria Divulgação Científica. Com texto da repórter Catalina Leite e fotos do repórter fotográfico FCO Fontenele, o especial viaja até o Piauí para contar a história milenar da Serra da Capivara, desde a sua formação até a ocupação humana. São três episódios que abordam os impactos científicos, sociais, econômicos e culturais da arqueologia na região. Clique aqui para acessar a reportagem.
O especial foi publicado em abril de 2023, mas a produção ocorreu no período do Carnaval, quando a equipe viajou até o Piauí em excursão organizada pelo arqueólogo cearense Igor Pedroza, acompanhando turma de 28 cientistas, artistas, professores e curiosos. Em uma semana, a reportagem explorou sítios arqueológicos e museus da Serra da Capivara e entrevistou moradores, guias de turismo, arqueólogos, geólogos e paleontólogos para reconstruir várias facetas da região.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O objetivo do especial é introduzir o mundo da arqueologia para os leitores do O POVO+, com enfoque no Nordeste brasileiro. Os três episódios premiados são apenas o começo de um projeto que deve se estender pelos próximos anos, no intuito de manter em pauta as descobertas arqueológicas do Ceará, Brasil e mundo.
"Ver conteúdos sobre ciência sendo reconhecidos a nível nacional dá muito fôlego para a importância do jornalismo científico. A arqueologia é uma dessas áreas de pesquisa que impressiona muito, mas nem sempre é completamente compreendida ou divulgada com tato, sem sensacionalismos. Por isso o especial tentou trazer essa temática a partir de um contexto muito mais amplo sobre os primeiros homens americanos", comenta a repórter.
Catalina conta que a ideia foi reconstruir o que esses primeiros homens americanos viram e viveram há milhares de anos e também estimular o leitor refletir sobre o que ele vê e lê quando o assunto é arqueologia, além de mostrar o impacto positivo dessa área de pesquisa na região. "A gente também tentou problematizar a visão que nós temos de povos antigos, porque ainda há muito colonialismo na produção científica e na nossa percepção sobre esses primeiros humanos. Acho que o mérito do Rastros Arqueológicos está nisso: contextualizar, instigar e, claro, maravilhar o leitor", detalha.
O especial foi editado pelas editoras do OP+ Fátima Sudário e Regina Ribeiro, com edição de design de Cristiane Frota e design de Jansen Lucas, além de contar com recursos digitais desenvolvidos por Davi Jucimon, Michele Medeiros e Rafael Arruda, do time de Produto do OP+. Em 2022, O POVO+ recebeu Menção Honrosa no mesmo prêmio e categoria pelo site Mundo dos Fósseis, sobre paleontologia.