Cufa inaugura sede no Poço da Draga com presença do ministro Silvio Almeida

Evento de inauguração da nova sede da Cufa começou na manhã deste domingo, 29, com a presença de autoridades. Programação segue com shows gratuitos

18:01 | Out. 29, 2023

Por: Lara Montezuma
Evento também contou com a presença do rapper e ativista MV Bill, fundador da Cufa; do presidente do Conselho Nacional da Cufa, Preto Zezé; do presidente da Cufa Ceará, Wilton dos Santos (Piqueno); e do coordenador da Cufa Poço da Draga, Felipe Sousa, além de outrasautoridades estaduais e municipais. (foto: Samuel Setubal)

A inauguração da nova sede da Central Única das Favelas (Cufa) movimentou a região da comunidade do Poço da Draga, localizada na Praia de Iracema, neste domingo, 29. Situado na rua Guilherme Blunh, o equipamento iniciou a programação com solenidade realizada pela manhã e segue com ações culturais até o fim da noite.

Durante a cerimônia oficial de abertura, o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, e o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Custódio Almeida, assinaram um Termo de Cooperação entre os entes públicos que representam.

O documento indica o direcionamento de recursos para ações conjuntas de qualificação, formação e capacitação nas áreas de Liderança, Empregabilidade, Educação Financeira e Acesso à Tecnologia. De acordo com informações divulgadas pela Universidade, cerca de R$ 1 milhão será dividido entre atividades no Poço da Draga e no bairro Barroso.

"As ações ainda estão por ser definidas, mas o que se estabeleceu hoje foi essa parceria, a transferência de recursos e a formulação de um plano", detalhou o ministro. Em discurso, ele destacou a necessidade da organização política dentro das comunidades e da parceria com instituições públicas de ensino.

"O que nós queremos fazer agora é organizar a vida comunitária, permitir que as pessoas possam continuar existindo, reproduzindo as suas condições de vida dentro de um parâmetro de dignidade", reforçou.

Silvio afirmou que o planejamento constitui "um trabalho de reconstrução" para que o debate político possa ser feito a partir das periferias. "A gente precisa pensar no futuro. Esse é um pequeno passo, mas grandioso em direção a uma mudança. Está inaugurado um novo tempo para nós".

Já Custódio sinalizou que a articulação é um caminho para que a UFC esteja cada vez mais presente nas periferias, em propostas que possam ultrapassar os projetos de extensão. "É o ato inaugural de uma relação que a gente quer que se amplie. Esse termo vai possibilitar que a UFC atenda as demandas da Cufa. A ideia é que a gente aprenda a construir essa relação. Acredito que esse modelo que a gente está desenhando hoje pode ser um modelo definitivo", considera.

Para o presidente do Conselho Nacional da Cufa, Preto Zezé, a parceria entre as instituições e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania é uma ponte para possibilidades de fortalecer o trabalho que já é realizado em outras comunidades do País. "Nós vamos trabalhar, a partir da articulação com os empreendedores locais, com a juventude e, principalmente, com as mulheres. Para possibilitar que as pessoas conheçam uma série de talentos importantes que existem nesse território que muitas vezes é invisibilizado", argumentou.

O evento também contou com a presença do rapper e ativista MV Bill, fundador da Cufa; do presidente da Cufa Ceará, Wilton dos Santos (Piqueno); e do coordenador da Cufa Poço da Draga, Felipe Sousa, além de autoridades estaduais e municipais.

A programação continua ao longo da noite deste domingo, 29, com shows gratuitos. Entre as atrações, estão Teresa Cristina e Júnior Panthera, DJ Bugzinha e MV Bill.

Atividades apontam expansão da Cufa

Coordenador da Cufa Poço da Draga, Felipe Sousa informa que o equipamento é dividido em dois espaços. O primeiro funciona mais no âmbito administrativo, com áreas de reunião e salas para podcasts, enquanto o segundo é elaborado para receber ações formativas, como aulas e capacitações.

As atividades começam na segunda-feira, 30, com aulas de zumba e seguem neste ano com um curso do programa Primeiro Passo, ainda sem data definida. "Vamos idealizando projetos até o fim do ano, 2024 vem com muita novidade", confirma.

Segundo Wilton dos Santos, o Piqueno, a nova sede terá forte atuação na cultura e diálogo constante com a Praia de Iracema. "A gente constrói um leque de ações a partir do que a favela deseja. A favela tem que sair da ideia do público alvo para ser protagonista da história que quer construir", ressalta o presidente estadual da organização.

Sede do Poço da Draga terá foco no empreendedorismo

Moradora do Poço há mais de vinte anos, a empreendedora Paula Patrícia Araújo começou a participar das ações da Cufa durante os picos da pandemia de covid-19 em 2020. Agora, ela está à frente das atividades voltadas aos empreendedores na nova sede.

Ela elabora que os "planos estão sendo alinhados" a partir da vontade de somar com outros projetos e impulsionar o empreendedorismo na comunidade. "90% das pessoas daqui trabalham por conta própria. (A Cufa) necessitava acontecer e creio que vai somar muito", considera.

Programação de inauguração da Cufa Poço da Draga

  • 18h30min - Eramos Grupo Sambasim
  • 19h - Kleber Lucas
  • 19h50min - DJ Bugzinha
  • 20h - Tereza Cristina e Júnior Panthera - Samba Brasil
  • 20h50min - DJ Bugzinha
  • 21h - MV Bill
  • 21h50 - Encerramento

Quando: Domingo, 29, a partir das 18h30min
Onde: Cufa Poço da Draga (rua Guilherme Bluhn, 110 - Centro)
Gratuito