O POVO lança livro composto por personalidades cearenses em alusão a 95 anos de história
Ao todo, 95 cearenses ilustram as páginas da obra escrita por jornalista do veículo de comunicação
19:11 | Out. 20, 2023
Paralelo ao evento de homenagem aos 95 anos do O POVO, na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), nesta sexta-feira, 20, ocorre o lançamento do livro “O POVO 95 Anos – Rumo aos 100”. A obra celebra as nove décadas e meia do veículo de comunicação e conta a história de 95 personalidades cearenses que contribuíram nos mais diversos segmentos sociais para a construção do Estado.
A editora do livro e editora-adjunta de Economia, Irna Cavalcante, detalha que o processo de produção da obra teve início com uma curadoria feita pelas próprias editorias do jornal, que indicaram personagens que já participaram de páginas do impresso ou em matérias da Rádio O POVO CBN.
“O que a gente quis com essa iniciativa foi realmente resgatar a história, o trabalho dessas pessoas, conversar com quem ainda está vivo para mostrar as perspectivas de hoje. Porque o jornal, ao longo dos seus 95 anos, tem sua história entrelaçada com a dessas pessoas, a da Cidade, a do Estado. Todos esses personagens foram retratados ou já foram temas de matérias que formam as páginas do O POVO”, afirma Irna.
Entre os personagens que ilustram as folhas do livro, estão cearenses como o humorista Renato Aragão; a escritora Rachel de Queiroz; músicos como Belchior; economistas como Cláudio Ferreira Lima; políticos como Tasso Jereissati; e tantos outros nomes que prestaram apoio ao crescimento estadual.
Ao longo de suas 91 páginas, a obra ainda homenageia e reitera as diversas formas de reinvenção de um veículo jornalístico quase centenário. Para a editora-chefe do livro “O POVO 95 Anos” e editora-chefe da editoria de Economia, Beatriz Cavalcante, a publicação serve ainda como um registro histórico da luta cearense por reconhecimento em fatos importantes para o País.
“O POVO está à frente das lutas, em defesa da sociedade e das principais faltas que a envolvem. Ele combateu oligarquias políticas e injustiças. Assim como é fomento para desenvolver a economia. Ele mostra que o Ceará, que o Nordeste, tem muito para mostrar para o Brasil”, destaca.
Os textos que compõem o livro foram escritos por uma equipe de repórteres do O POVO, formada por Catalina Leite, Carol Kossling, Sara Oliveira e Henrique Araújo. Em entrevista, Sara Oliveira pontua que participar do projeto foi uma oportunidade de conhecer e revisitar histórias de personalidades importantes.
“Conheci mulheres que desafiaram um patriarcado que, se hoje ainda é vigente, imagine há uma centena de anos. Admirei ainda mais esportistas que viram na beleza natural do Estado o arrimo da carreira e da família. O POVO é conhecimento há 95 anos, para quem escreve e para quem lê", conclui.