Empresa realiza monitoramento de tampas de esgoto no Ceará

As ações contam com o uso de sensores de comunicação em algumas estruturas, permitindo que haja o alerta quando existir risco de extravasamento do esgoto

Desde o dia 15 de setembro, a Ambiental Ceará tem realizado operação de nivelamento de poços de visita e substituição de tampas de esgoto nos 24 municípios atendidos pela empresa. Até o momento, 244 poços foram nivelados e 320 tampas de esgoto foram substituídas ou realocadas.

As ações contam com o uso de sensores de comunicação em algumas estruturas, permitindo que haja o alerta quando existir risco de extravasamento do esgoto.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O diretor de operações da Ambiental Ceará, Fernando Lima, menciona que esses sensores de comunicação estão acoplados nas tampas de esgoto com alarmes de diferentes níveis.

“Eles nos ajudam a tomar decisões rápidas. Tem o nível ótimo, o intermediário, que já acende um alerta, e o crítico, que indica iminência de extravasamento. Todas essas informações são enviadas em tempo real para o Centro de Operações Integradas (COI), que é o cérebro da nossa operação e funciona para trazer sempre mais velocidade e eficiência operacional”, conta.

Quando os sensores apontam nível crítico de esgoto, o COI sinaliza uma equipe para observar o poço de visita e agir para não ocorrer o extravasamento.

“As causas mais comuns que levam a isso envolvem a má utilização da rede de esgoto. Seja o descarte inadequado de resíduos, como fraldas, sacolas, preservativos e óleo de cozinha, que se acumulam e obstruem a rede; ou o lançamento de água de drenagem na rede de esgoto”, ressalta o gestor.


A empresa monitora atualmente 32 Poços de Visita, distribuídos nos municípios de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Maranguape, Pacatuba, Eusébio e Juazeiro do Norte. As estruturas foram apontadas a partir de uma análise que possibilitou a identificação dos poços com índices de extravasamento comuns.

“Estamos substituindo as peças desgastadas, recolocando aquelas que foram furtadas, medidas que integram o cotidiano da nossa operação do saneamento e também contribuem para a fluidez do trânsito e circulação de pedestres das cidades”, finaliza Fernando Lima.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

ambeintal ceara tratamento de esgoto monitoramento em tempo real tampas esgoto

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar