Caravana das Prerrogativas da OAB chega ao Ceará para discute direitos dos advogado
Direitos dos advogados e descriminação contra mulheres advogadas são principais reivindicações da classeO projeto itinerante “Caravana das Prerrogativas”, iniciativa da Ordem dos Advogados Brasileiros (OAB), chega ao Ceará para realizar uma série de visitas institucionais às autoridades. Realizadas nesta segunda e terça-feira, 16 e 17, as ações discutiram sobre os direitos dos advogados na prática da advocacia.
A programação da Caravana começou na manhã de ontem, 16, com uma visita de lideranças nacionais e regionais da OAB ao controlador geral da Controladoria Geral de Disciplina (CGD), Rodrigo Bona Carneiro.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Na ocasião, foram debatidas reivindicações da classe dos advogados, como melhores condições trabalhistas e maus-tratos na prática da advocacia, além do preconceito que teria sido vivenciado por mulheres advogadas na área criminal.
Segundo Cristiane Leitão, vice-presidente da Ordem dos Advogados do Ceará (OAB-CE), prerrogativas são os direitos da advocacia estabelecidos por lei Federal para garantir o bom andamento da Justiça. “Além de proteger nossos clientes, esses direitos também asseguram a nossa atuação”, comenta.
“Essa luta está diretamente ligada à atuação das jovens advogadas, que somam mais de um milhão e trezentos mil. Muitas vezes, elas enfrentam situações em que a conduta da advogada é questionada. Essa pauta fortalece a busca pela valorização da advocacia feminina e pelo respeito”, comenta a vice-presidente da OAB-CE.
Para o Controlador Geral da CGD, que recebeu os representantes da OAB, as reivindicações da classe serão recebidas e, após formalizadas, soluções serão buscadas, tanto por meio de reuniões e também novas audiências com outros secretários, a fim de discutir e encontrar soluções apropriadas para cada demanda.
Ato de Desagravo Público da OAB-CE
Durante o período vespertino dessa segunda, foi realizado ato de Desagravo Público, na Sede da Secretaria de Administração Penitenciária do Estado do Ceará (SAP). Esta foi uma medida para garantir a defesa de advogados que teriam sido ofendidos no exercício da profissão ou em razão dela no Estado. Apenas nesta manifestação, quatro casos foram denunciados.
- Contra um policial penal, foi requerida pelo Tribunal de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia da OAB-CE. O policial teria capturado dados pessoais disponibilizados por advogadas no sistema das Unidades Prisionais para entrar em contato por meio de telefonemas e mídias sociais. As advogadas passaram a ter o seu exercício profissional desvalorizado, sendo perseguidas e importunadas, com ligações telefônicas e envio de mensagens e imagens de apelo sexual;
- A advogada Cintia Eveline da Silva Pereira relata o desrespeito às suas prerrogativas profissionais prevista no Estatuto da Advocacia e da OAB (Lei 8.906/94) que teria sido cometido por um Diretor de uma Casa de Privação Provisória de Liberdade .
- A dignidade da advogada Laiane Mariele da Silva Freire, que, em 11 de março de 2022, teria sido desrespeitada com palavras de baixo calão e ofensas verbais em pleno exercício profissional, quando se dirigia para um atendimento ao seu cliente numa unidade prisional, em Itaitinga.
- O repúdio do Presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas, contra a SAP que, por meio da Portaria nº 725/2021, instituiu normas e procedimentos a serem adotados no âmbito da Unidade Prisional de Segurança Máxima do Estado do Ceará (UPSM).
SAP elucida que casos já foram solucionados
A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP) informa, por meio de nota única que, o policial penal que perseguiu e assediou a advogada já teve o processo finalizado e expulsão publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).
A pasta também reforça que respeita as prerrogativas dos advogados que atendem na Unidade de Segurança Máxima, mas reitera a necessidade de um rigor de agendamento e formato de visita, já que os internos recolhidos nessa Unidade são considerados de alta periculosidade e forte capacidade de articulação com o crime organizado.
"A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP) sempre esteve aberta para uma mesa permanente de diálogo, assim como ocorreu nas conquistas coletivas de construção das novas salas da OAB e dos parlatórios nas unidades prisionais, além do sistema eletrônico de agendamento que trouxe celeridade, organização e dignidade no atendimento de advogados com os internos", encerra.
Escola de Prerrogativas
Outra ação da Caravana é o lançamento da Escola de Prerrogativas, curso que tem o objetivo reduzir o desconhecimento da classe sobre os seus próprios direitos, previstos no Estatuto da Advocacia.
“O projeto de inaugurar a Escola de Prerrogativas da Seccional do Ceará é um passo importante para capacitar a advocacia e também parceiros interessados. A iniciativa visa a deixar um legado para futuros líderes”, ainda declarou Ricardo Breier, presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia.
A Caravana das Prerrogativas já percorreu vários estados brasileiros, incluindo Pernambuco, Paraíba, São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas, Pará, Bahia e Paraná.