Aberto para visitação, Parque Botânico do Ceará conta com 65 espécies de orquídeas

Aos domingos também há atividades do Viva o Parque e distribuição gratuita de mudas de plantas

O orquidário é uma das principais atrações do Parque Botânico do Ceará, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. Aberto para visitação pública, o espaço semicoberto recebe pessoas interessadas em conhecer as espécies da planta disponíveis no Estado.

Antônio Cícero, responsável pelo orquidário, explica que o orquidário do Parque Botânico é o mais antigo aberto para visitação e possui cerca de 80 espécies de orquídeas e bromélias. “Nosso orquidário contempla, hoje, cerca de 65 espécies [de orquídeas] e 15 espécies de bromélias, nativas e brutas produzidas em laboratório”, afirma.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

As orquídeas estão em exibição para divulgação da espécie, para mostrar e explicar para a população a diversidade existente. Entre as espécies integrantes do orquidário do Parque Botânico estão a Cattleya schilleriana, espécie brasileira oriunda da Mata Atlântica do sul da Bahia; a Dendrobium; e a Cattleya bowringiana.

“(O orquidário é importante) Para que o público venha ter conhecimento da nossa natureza, conhecer novas espécies, a biodiversidade e a riqueza do Ceará. Saber qual é a importância das bromélias, das orquídeas para o Ceará. Então, isso tudo é o que o Parque Botânico faz para mostrar para o público”, aponta.

Segundo Antônio, no Ceará existem 126 espécies de orquídeas catalogadas; as bromélias possuem mais de 30 espécies catalogadas. Também existem outras espécies em estudo para serem descobertas.

Dependendo da espécie e do cuidado com a orquídea, ela pode viver até 10 anos. “Um dos pontos para essa duração é a adubação de 15 em 15 dias para manter a floração, a folhagem viçosa e vigorosa. Ambiente adequado e manejo dela”, explica Antônio.

O orquidário possui um sistema de irrigação onde toda a água é reutilizada. "Cerca de 60% da água da chuva que cai ao lado do orquidário vai para uma cisterna, e dessa cisterna, a água abastece o orquidário fazendo essa 'aguação'. Em um período bom de chuva, a gente consegue utilizar essa água até novembro", afirma Antônio.

O Parque também produz mudas com plantas nativas da região e essas mudas são distribuídas ao público aos domingos. Algumas mudas produzidas são de ipê rosa, jucá, mororó, entre outras espécies.

Durante a semana, o orquidário recebe visitação de alunos de escolas e faculdades e, aos finais de semana, o Parque Botânico conta com mais público por conta do programa "Viva o Parque", que traz diversas atividades para crianças, jovens e adultos, como zumba, pintura no rosto para os pequenos, pula-pula, entre outras.

No Parque Botânico, o programa Viva o Parque funciona a partir das 9 horas e é aberto ao público. O intuito é levar educação ambiental e atividades recreativas para os presentes.

A visitação do orquidário ocorre de terça a domingo, no horário em que o parque está aberto. De 8 às 12 e de 13 às 17 horas. Em feriados e domingos, o parque funciona até as 13 horas.

Funcionamento do Parque Botânico

Funcionamento: terça à sábado, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas; domingos e feriados, das 9 às 13 horas.

Endereço: CE 090, km 3; Estr. José Aragão e Albuquerque, S/n - Itambé, Caucaia

Veja fotos do orquidário do Parque Botânico

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Parque Botânico do Ceará Orquidário Orquídeas Viva o Parque

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar